sábado, 19 de setembro de 2020

"Olhando pela Janela" e as diversas telas digitais em nosso cotidiano (tecnologia e pedagogia)






O vídeo acima, "Olhando pela Janela", descobri no YouTube e refere-se ao episódio 05 da série Night Visions (Visões Noturnas), um seriado que lembra outro, chamado Twilight Zone (Além da Imaginação), que fez muito sucesso na televisão do século XX e que remete a outro seriado mais contemporâneo do século XXI, intitulado Black Mirror, em que mostra o lado sombrio das tecnologias.

"Uma Vista da Janela" é dividido em duas partes: a primeira, como uma visão romanceada da vida, em que um militar encontra uma misteriosa tela no meio do campo e tenta abrir uma passagem entre os dois universos, o real e o digital. O cenário é bucólico, de uma fazenda, com uma família em sua dia a dia, o que encanta o militar que perdera a própria família. Sua obsessão em atravessar o espelho digital, tal qual "Alice no País das Maravilhas", o leva a segunda parte desse conto digital e curta-metragem, agora sombrio.

Do outro lado, as coisas parecem não ser bem o que a primeira impressão demonstrava e a verdadeira face e natureza daquelas pessoas, seres se mostra tragicamente.
Ainda que não seja ideal para trabalhar com alunos do ensino fundamental é um audiovisual para uma proposta de "leitura e interpretação" de imagens sobre as vantagens e desvantagens do mundo digital, das telas que estão abertas no meio da sala de casa de jovens ou de seus telefones móveis, smartphones que podem, tanto ser um portal para o conhecimento como também uma passagem para situações trágicas como : ciberbullying, pedofilia, exposição de dados pessoais, extorsão, ameaças e muito mais.

Hoje, as telas estão em toda parte, como um "Admirável Mundo Novo", como previsto por Aldous Huxley ou feito "1984", de George Orwell.
Por sinal, há no acervo deste blog educacional uma apresentação muito interessante, mostrando as distinções entre as duas distopias previstas pelos dois geniais escritores.


Literatura e Controle social: Os mundos distópicos de Orwell e Huxley e a atualidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário