sexta-feira, 7 de abril de 2023

A evolução da mesa de escritório: 1980 a 2014 [linha do tempo, sociologia e revolução tecnológica]




O vídeo acima, Evolution Of The Desk, encontrei, primeiro no Tik Tok, e depois localizei no YouTube para trazer para este blog educacional, como demonstração, não apenas da linha dotempo da revolução tecnológica ocorrida entre os anos 1980 e 2014, mas como um experimento sociológico, para que professores e alunos, pais e filhos reflitam sobre os impactos e transformações causadas por essa multifuncionalidade trazida aos equipamentos, cada vez mais compactos e com múltiplas funções que anteriormente requeriam, cada uma, um equipamento específico.
Acompanhar e entender essas mudanças tecnológicas é fundamental para se compreender as transformações políticas, econômicas e sociais que aconteceram de lá pra cá. Com a 5G, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas e outras questões em curso na atualidade, cada vez mais precisaremos observar esse processo, com o olhar atento de eterno aprendiz para que não nos tornemos obsoletos, tal qual as máquians e equipamentos antigos, hoje meras peças de museu. Para que não nos tornemos analfabetos digitais, é preciso pensa na constante capacitação, qualificação, autocrítica diante desses avanços tecnológicos qe causam impactos sociológicos e filosóficos a cada geração.
Se pararmos pra pensar, o pacote Office, de aplicativos da empresa do Bill Gates, foi pensado originalmente pra escritórios de empresas, indústrias, bancos, mas que foi apropriado pela educação e os educadores, passou a ter outra dimensão, popularizando o editor de texto, a planilha de cálculo, a apresentação de slides etc, impactando além do mundo do trabalho, a vida familiar e o ambiente escolar; assim aconteceu com os blogues, os canais de vídeo no YouTube e as mídias e redes sociais repensadas por professores e alunos.
Estamos na 4ª revolução tecnológica [e industrial] e a cada fases dessas, profissões desapareceram e outras foram criadas. O chatGPT ameaça gigantes das tecnologias, as chamadas "BigTechs", que estão numa "corrida do ouro", cada qual tentando desenvolver seus instrumentos de IA, como forma de sobreviver num mundo digital cada vez mais integrado ao cotidiano.
Segue, logo abaixo, a tradução livre da sinopse do referido vídeo no YouTube:

"'Evolution of the Desk' é uma iniciativa do Laboratório de Inovação de Harvard. O objetivo é ilustrar o impacto que a tecnologia teve em nossas vidas ao longo dos últimos 35 anos. Uma mesa desordenada, completa com um rolodex, um gabinete de arquivos e um aparelho de fax, se transforma em uma superfície muito mais limpa e simples que consiste apenas de um laptop e um telefone celular. É claro que algumas coisas na vida - como o sol - são eternas, por isso as sombras persistem ao longo dos anos."

Para complementar esta postagem, indico a ótima reflexão de Manuel Castells, um dos grandes pensadores da atualidade sobre o papel da educação e tecnologia, com o tema "Escola e internet: o mundo da aprendizagem dos jovens":



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário