domingo, 26 de março de 2023

"Stand up comedy" e educação: Física e Matemática são coisas sérias, mas podem ser tratadas com humor, criatividade e inferências




O vídeo acima, Stevan Gaipo - Física não faz sentido é um "Stand up comedy" que encontrei no Tik Tok, que somando ao que vem logo abaixo, intitulado Matemática e inglês, que servem para tratar de forma criativo, humorada, divertida e inovadora as relações entre certas disciplinas do ensino e suas relações com o cotidiano.
A forma como humoristas tratam do tema, serve como uma boa dinâmica de grupos para introduzir a necessidade de aprender sobre matemática, física e outros chamados "bichos papões" que tiram o sono de muitos alunos.
O riso é uma forma terap~eutica de abrir horizontes, estabelecer pontes entre pessoas, conectá-las em prol de algo mais. Portanto, indico ambos como forma de que os professores dessas disciplinas e de outras mais interajam com seus alunos de forma não convencional, buscando outras formas de comunicação, interassante, ensino e aprendizagem mais irreverentes e menos previsíveis.



Sempre digo a meus alunos que humor é coisa séria, pois por conta de figuras de linguagem e de estilo como ironia e sarcasmo, há que se perceber as nuances que um texto verbal, não verbal ou misto poderá conter.
O humor é uma linguagem universal, já física, matemática e outras disciplinas são uma l[íngua, às vezes, estranhas para não iniciados, como um código secreto incompreensível que precisa ser decodificado, traduzido, compreendido.
O choque de gerações é interessante a medida que o professor traz sua bagagem de vida, sua experiência e visões de mundo para dialogar com seus alunos que também têm suas peculariaridades, sua bagagem sociocultural e seu jeito de interagir.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário