domingo, 28 de abril de 2024

Entre o processo [problemática] e o produto ["solucionática"]: a vida como uma linha a ser traçada [animação genial]




O vídeo acima, encontrei no Linkedin da psicóloga e escritora Flavia Melissa e considero genial pelo visual, pela sucessão de imagens e ideias em tão curto espaço de tempo e que serve como um belísismo material motivador, inspirador e reflexivo sobre justamente o melhor aproveitamento do tempo e do espaço nas realções cotidianas, seja na família, escola, trabalho, sociedade. De que há um tempo para tudo, de concepção, maturação, planejamento e execução. Algo que remete aos 4 pilares do PENSAMENTO COMPUTACIONAL:
1. DECOMPOSIÇÃO: fracionamento do problema em pequenas partes em busca da descoberta das causas, da origem da situação;
2. RECONHECIMENTO DE PADRÕES: que é a percepção de que esse problema tem um histórico, e como tal, uma repetição;
3. ABSTRAÇÃO: que é a capacidade de imaginação, de observação de tudo que envolve aquele fenômeno e a buscar por uma ideia original, inovadora, criativa e simples para a sua resolução;
4. ALGORITMO: que é a sequ~encia de ações, estabelecendo prioridades, do que vem primeiro, do que virá depois, até a conclusão e resolução do problema, desafio, dúvida, etc.
Esses 4 pilares do pensamento computacional servem para múltiplas tarefas, envolvendo ou não a computação digital, podendo ser adaptado as relações familiares; ao estudo; ao trabalho; a uma escrita redacional argumentativa, por exempolo, no formato do ENEM, inclusive. #ficaadica
Para complementar essa postagem e a ideia do pensamento computacional aliado á inteligente humana, mais que a inteligência artificial, sugiro esse criativo videoclip, intitulado Simplify [Simplifique], da banda Young Giant, que trata justamente da simplicidade da vida diante da complexidade da sociedade. ;-)



Indo um pouco além, trazendo o universo do futebol, lembro de frase do jogador Dario ou Dadá Maravilha, que em uma entrevista disse: "Não venham com problemática que eu tenho a solucionática". Vejam vídeo abaixo:



A 'solucionática", um neologismo [ato de criar palavras], pode-se hoje traduzir por "simplificar esses processos complexos", usando a abstração e o poder da imaginação.

Para conhecer um pouco da complexidade e ao memso tempo a simplicidade de Dadá Maravilha, indico a entrevista logo a seguir:



A entrevista é um exemplo de argumentação. E, argumentar é, de certa forma, como uma espécie de arte marcial da linguística. Usa-se as palavras do interlocutor contra ele mesmo, demonstrando ironicamente suas contradições no pensamento e nos próprios argumentos. Hadouken!

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário