sábado, 13 de abril de 2024

Kyle Reese avisou em 1984 que 40 anos depois surgiria a IA autoconsciente e o Complexo Global Skynet: devemos temer isso em 2024?




O vídeo acima, é cena emblemática do filme The Terminator [O Exterminador do Futuro], lançado em 1984 e que teve muito sucesso nos cinemas e no imaginário artístico, cultural, filosófico e social, desde então, ainda mais com suas sequências, trazendo inovações tecnológicas para o cinema.
O curioso é que recentemente vi no Tik Tok comentário de um perfil em que dizia que Kyle Reese, o viajante do tempo que vem pra ajudar Sara Connor enfrentar o Exterminador, um sofisticado ciborg [ser autômato que simula um ser humano], dotado de inteligência artificial, conta a ela [no 52º segundo da cena] que daqui a 40 anos surgirão IAs autoconscientes e o Complexo Global Skynet, ou seja, em 2024, quando nos aproximamos de que a ficião científica se torne realidade, com as IAs cada vez mais sofisticadas e as megacorporações, mais ricas e poderosas do que qualquer nação.
A cena e o filme em questao, mais do que promoverem um debate sobre ficção versus realidade, servem para tratar de ética, inovação, tecnologia e filosofia. Além de cinema, arte, narrativas.
Ao que tudo indica, estamos ainda bem distantes de temer as IAS autoconscientes, que são peças de ficção. Entretanto, o gigantismo das empresas de tecnologia é assustador, e os debates sobre liberdade de expressão irrestrita versus fake news em massa estão aí para nos impactar. Uma poderosa tecnologia fora de controle ou nas mãos de pessoas antiéticas, nem sei dizer qual das duas é mais assustadora. Há que se ter muita inteligência emocional para lidar com isso. Por isso, enquando ambas ainda são meras narrativas cinematográficas e teorias científicas, temos tempo de prever controles mais rígidas às duas: IAs e megacorporações.
Segue, vídeo de divulgação científica para jovens, intitulado "Inteligência Artificial Superinteligente Autoconsciente - O que aconteceria se fosse criada?", para ampliar o debate::



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário