segunda-feira, 28 de julho de 2025

Fábrica de Gaiteiros: projeto social e educacional pra confecção e manutenção de instrumentos e o ensino da música às crianças e jovens




O vídeo acima, Fábrica de Gaiteiros, é um incrível projeto social do músico Renato Borghetti, localizado no município de Barra do Ribeiro, RS, Brasil. Um projeto que existe há 13 anos, para produzir instrumentos musiciais [gaitas] e ensinar seu uso para crianças e jovens, como uma forma de manter a cultura musical às novas gerações. Sugiro que sigam no Instagram também, nesse link: FÁBRICA DE GAITEIROS OFICIAL.
Borghetti abre sua fábrica para contar um pouco do projeto [que ele considera seu projeto de vida], além de projeto social, cultural e educacional, que é também sustentável em todos os sentidos, pois a energia para a produção dos instrumentos é obtido por meio solar. Um projeto artesanal, feito uma a uma cada gaita.
Esse projeto escola possui a fabrica em Barra do Ribeiro, e 25 escolas em 24 unidades, sendo sua produção alimentada às escolas do projeto, com cerca de 30 a 35 alunos, com as idades de 7 a 15 anos de idade. Além de fabricar gaitas, há também a manutenção dos instrumentos do projeto.
Borghetti, que abre sua fábrica e demonstra o processo de confecção, informa que seu projeto social é também educaiconal e de inclusão e cidadania, mas não tem como objetivo principal formar músicos, mas cidadãos, já que existem gaitas adaptadas para alunso com deficiência visual [gaita em braille], autismo etc.
Há estudos que indicam o poder da musicoterapia, e esse projeto traz muitas coisas dessa ideia e conceito. Tocar música é como aprender uma outra língua, como diz o entrevistador.
Um vídeo motivador [e pequena aula de história da música] que me foi indicado pelo WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, residindo em Porto Alegre, RS.
Uma ação social genial, pois preserva a arte e a cultura da música em todas as suas instância da produção de instrumentos ao ensino da música. Uma ideia simples e relevante, levada adiante por quem ama o que faz.
Parabéns ao Borghettinho, como é carinhosamente chamado pelos gaúchos, e que, com esse projeto, mais admirável é sua ação artística e cultural. Alguém que foi autodidata no uso da gaita e que hoje mantém um projeto escola com professores que ensinam a tocar o instrumento a uma nova geração, numa espécie de passar o bastão aos que repassarão aos demais.
Para quem não conhece esse artista e músico gaúcho, segue um vídeo abaixo, com a canção Mercedita, para Pray For Change:



Observação: Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário