sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Três Minutos: premiado curta-metragem brasileiro, de Ana Luiza Azevedo, e a pequena viagem interior



O cura-metragem brasileiro "3 minutos", de Ana Luiza Azevedo, produzido em 1998 e premiado em diversos festivais é um audiovisual de curta duração, com apoio da Casa de Cinema de Porto Alegre [RS], Brasil, e que permite profundas e longas reflexões. Um material para ser visto e revisto, recuperando detalhes do cenário. Filmado como quem olha por um retrovisor emocional, a câmera com movimento magistral vai passeando pelo ambiente, aparentemente um imóvel, se deslocando para a fora, e a surpresa de ser um veículo automotor, tipo trailer, com propaganda circense.
Criativo e original, inicia com uma chamada [desabafo e despedida de Marília] em uma "secretária eletrônica", dispositivo que se tornou peça de museu com o advento dos smartphones, internet e redes sociais digitais; e encerra com outra mensagem, cada qual com um locutor, impactando ao final com bela trilha sonora.
Um texto que me lembrou um pouco os contos de Clarice Lispector, mesclado com os contos de Caio Fernando Abreu.
Um incrível curta para uma aula de produção textual, envolvendo leitura e interpretação de imagens e escrita criativa.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário