sexta-feira, 21 de novembro de 2025

"A velha a fiar" no canal "Volta a fita": música, arte, cultura e a televisão como máquina do tempo




" "A velha de fiar" é uma incrível performance teatral do ator Arthur Kohl, representando, interpretando uma canção infantil, esbanjando coordenação entre o texto da canção e a expressão corporal numa sintonia e sincronia incríveis. Mais que isso, esse audiovisual, que me foi indicado por Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, residente em Porto legre [RS], Brasil é um documento vivo de uma época de ouro da televisão brasileira, servindo como máquina do tempo, como o é o perfil do instagram VOLTA A FITA, que reúne miomentos mágicos da TV.
O escritor Erico Verissimo, em sua autobiografia "Solo de clarineta" declara que sua educação foi cinematográfica, aprendendo muito com os filmes, antes mesmo de adentrar aos bancos escolares. Erico pertenceu a uma geração em que a sétima arte [cinema] de fato os educou. A geração seguinte foi formada pela televisão, com desenhos animados, telenovelas, telejornais, a famosa Sessão da Tarde, com filmes de aventura, programas de humor, etc. A atual foi educada pela internet, Google, jogos eletrônicos, canais do YouTube, influencers... E a próxima, por qual meio tecnológico? IA?...
YouTube, Google, diversos canais no Instagram, no Tik Tok e outros promovem esse resgate de um tempo que ficou apenas na memória de quem vivenciou e que pode ser resgatado pelas novas gerações, nesse quebra-cabeças de diversas produções audiovisuais, que servem também como repertório e suporte para educadores, num diálogo entre gerações.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário