terça-feira, 18 de novembro de 2025
A fita adesiva: Alguns param. Outros tentam entender. Poucos atravessam. [experimento social e educacional que é metáfora da sociedade]
Um esperimento social e educacional de uma professora que serve para longas divagações sobre o comportamento humano em diversas escalas, numa espécie de matrioska [boneca russa], que contém dentro de si outras versões menores. Nós, educadores, sejamos pais ou professores, carregamos versões de quando jovem e criança e o experimento destacado por Dominga Zilda Guimarães, no Linkedin serve para vermos, debatermos, refletirmos o papel das "fitas adesivas" que encontramos pela vida. Enquanto uns param, outros tentam seguir em frente, apesar dos obstáculos. Que a evasão e desistência escolar é imensa em todos os níveis é pública e notória, que muitos ficam presos nas fitas adesivas da falta de tempo, de condições socioeconômicas, depressão, ansiedade etc. Entretanto, outros, com contextos semelhantes, conseguems er resilientes e ultrapassar essas barreiras que surgem pelo caminho e seguir em frente.
Parafraseando Neil Armstrong, primeiro humano a pisar no satpelite natural da Terra: "Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade".
Assim é a vida: um passo de cada vez, ainda que aparentemente pequeno para uns e gigantesco para outros, num exercício de superação.
Vídeo que recomendo para uma roda de conversa, tanto com alunos como pais, sobre as fitas adesivas sociais que exsitem pelo caminho.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário