terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Amigo Secreto



Fonte: Porta Curtas Petrobras
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3207&Exib=1

O belo e emocionante curta-metragem acima, Amigo Secreto, de Marcio Salem (com 28 minutos de duração), foi indicação indireta da colega Fátima Campilho, educadora do Rio de Janeiro - RJ, Brasil, que publicou-o em seu interessante espaço virtual, chamado Blogstórias Essenciais, que já linkei à lista de blogs educacionais do Educa Tube.
Fátima, que é contadora de estórias e mediadora de leitura, também é editora dos blogs Blogestóriase Blogstórias Digitais.

Sugestão: Para ver o curta-metragem, melhor deixá-lo rodar todo, e depois assistí-lo de uma vez, sem interrupções, por causa da conexão.

Comentário do Educa Tube:

Além da beleza da fotografia, da interpretação dos atores e da bela mensagem que o vídeo traz, destaco o mesmo como uma forma de reflexão sobre o papel social de cada um numa comunidade. Como é importante ter pessoas como o carteiro, que faz essa mediação social entre as pessoas.
Transpondo a ficção para a realidade, de certa forma, o professor atua como um mediador social entre a escola e a família, através do aluno. Muitas vezes, o aluno só compreenderá certas atitudes do educador, com o passar do tempo e a maturidade, quando o destino revelará a identidade desse amigo secreto.
Quando jovens, nem sempre entendemos certas palavras e atitudes de pais e professores. Mas o tempo fará compreendermos, no devido tempo, a importância de suas palavras e ações.
Um belo curta-metragem, uma linda mensagem, um vídeo que pode ser usado de forma motivacional entre pais e alunos, professores e comunidade escolar.

O vídeo acima é integrante do acervo do Porta Curtas Petrobras. Vejam abaixo alguns dados:

Ficção | De Marcio Salem | 2004 | 28 min

Com Tuca Andrada, Barbara Paz, Laura Cardoso

Um curta feito para emocionar, vindo de quem menos se espera. Com Tuca Andrada, Bárbara Paz e Laura Cardoso!

Uso Pedagógico:

Aplicabilidades

Disciplinas/Temas transversais: Artes, Cidadania, Ética, Língua Portuguesa
Faixa Etária: Todas as idades
Nivel de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II

Pareceres Pedagógicos: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

Sugestões de Aplicabilidades
Disciplinas: Artes, Cidadania, Ética, Língua Portuguesa
Nível de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II
Autor: Mayra Vaz

Ficha Técnica

Fotografia Carlos Zalasik Roteiro Marcio Salem Direção de Arte Flávio Takahashi Empresa produtora Salem Produções Edição de som Play it Again Montagem Christian Grinstein Trilha Sonora Vicente Sauvio, Arthur Joly

Festivais

Cine PE 2005

Fonte:
http://www.portacurtas.com.br/parecerfilme2.asp?Cod=3207

O blog educacional Educa Tube é também Parceiro Exibidor do Porta Curtas Petrobras.

6 comentários:

  1. Há atitudes e ações que dignificam e nos tornam Ser Humano na mais profunda acepção do termo. Fiquei emocionado de encontrar seu espaço digno e coerente com ação de educar. Estarei aqui outras vezes para acompanhar a dinamização dele e tentar na medida do meu possível somar através de comentários, sugestões e observações quando for pertinente.
    Desejo que a tua Luz se intensifique ainda mais para que possas seguir iluminando a vida de todos aqueles que merecem teu respeito, teu carinho e tua misericórdia.
    Um abraço fraterno!
    Diógenes Lima
    Um Ator Social

    ResponderExcluir
  2. Oi, Roig! Como o desamor nos transforma em pessoas amargas... como a vida das pessoas são frágeis elos: todos carecem de uma palavra amiga, de um gesto que possa mudar suas vidas por completo. Uma pessoa pode fazer a diferença, através das palavras e daquele que as reproduzem. Esperamos tanto pelo amor, pelo carinho e pela palavra amiga, porém não nos dispomos a respeitar, amar e aceitar as diferenças. Nos encerrando em nossa própria amargura, somos incapazes de abrir as portas de nosso coração. Para ajudar a desempenar as portas do coração, há sempre um anjo que nos impulsiona aos bons sentimentos. A semente do bem que plantamos no coração das pessoas amargas, pode até demorar, mas elas surgem àrvores frondosas e dão frutos saborasamente doces, que as lágrimas felizes alimentam.
    Para transformarmos em seres humanos melhores, precisamos á cada dia melhorarmos o dia a dia de nosso semelhante, assim de todos nós
    sic transit gloria mundi, Roig!
    beijo
    Se

    ResponderExcluir
  3. Roig, a direção está pedindo uma dinâmica de primeiro dia de aula. Acho que vou usar esta, hehe.

    ResponderExcluir
  4. Caro Diógenes, tudo que se refere ao caráter social da educação, conta sempre com meu apoio. Gostei demais de conhecer teu trabalho, que também, irei destacar por aqui em breve. Todos temos um papel social em nossa comunidade. É através do particular que somos universal.
    Como dizia León Tosltoi (numa frase que não me canso de repetir aos amigos): Queres ser universal, canta a tua aldeia. Hoje a nossa pequena aldeia, graças a web, tornou-se uma imensa aldeia global, como previu Marshall McLuhan, nos anoa 1970. Que possamos sempre fazer o maquinário trabalhar em favor do usuário. Que o social esteja sempre a frente do individual. Um grande abraço, e grato pela visita, comentário e divulgação do Educa Tube.

    ResponderExcluir
  5. Querid'amiga Se, sem pre é bom receber tua visita e teus comentários, que incentivam um trabalho de motivação de outros educadores, através de indicações de outros educadores. este blog, pensado como espaço individual, tornou-se espaço colaborativo, gralças a participação dos amigos e colegas, e suas incríoveis indicações. Você, como outros grandes amigos são, de certa forma, "sócios" nesta empreitada, a partir da divulgação e da colaboração com esse rico material que me é ofertado...
    Grato pelas sugestões, gratíssimo pela amizade. Um abração,

    ResponderExcluir
  6. Cao Michel, mais uma vez, meus parabpens pelo belíssimo e motivador trabalho desenvolvido por ti no História Digital. Breve será destacado aqui no Educa Tube.
    Que legal poder contribuir com a dinâmica do primeiro dia de aula. Maravilha. O curta-metragem Amigo Seecreto é bem motivador.
    Fico contente em saber que este espaço reúne não apenas vídeos e recursos tecnológicos de e para professores, serv etambém para estabelecer contato e parcerias com outros colegas e amigos, que sem a web, talvez não viesse a conhecer.
    Trabalhar com alunos é uma troca fantásitca e saber transitar entre o nosso e o universo deles (música, jogos, dança, etc), é uma belíssima viagem. Adorei a tua webaula, e voltarei lá mais vezes. Um abração,

    ResponderExcluir