quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Nosso Livro



Fonte: Porta Curtas Petrobras
Fonte: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=4186&Exib=1

O belíssimo curta-metragem acima, O Nosso Livro, de Claudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz (com duração de 15 minutos), integrante do acervo do Porta Curtas Petrobras, foi mais uma bela indicação da colega'miga Fátima Campilho, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, que além de educadora, contadora de estórias e mediadora de leitura, é também editora dos blogs Blogestórias, Blogstórias Essenciais e Blogstórias Digitais.
A história, bela e simples, trata do amor de duas pessoas pela literatura, dois leitores que o destino aproximou, através dos livros e dos recados deixados entre as páginas dos mesmos.

Comentário do Educa Tube:

Curiosamente, há um ano atrás (fevereiro de 2009), publiquei um conto, de minha autoria, com um enredo semelhante, em que o livro é o personagem central que aproxima um jovem leitor e a bibliotecária. O texto intitulado The book is on the table, está postado no blog colaborativo R.E.M. - Rápido Movimento do Olhar, projeto literário, em parceria com a coleg'amiga Elis Zampieri, educadora e escritora, de Curitibanos - SC - Brasil, editora dos blogs Sobre Educação e Et Cetera.
O projeto R.E.M. visa a parceria literária entre educadores e escritores. Quando um escreve o outro ilustra (através de imagens procuradas na internet, num exercício de alteridade), e que pode ser usado por professores com seus alunos, no incentivo à leitura, à escrita e à interpretação e à produção de textos, seja em sala de aula, seja utilizando um espaço virtual, como o blog.

Abaixo, dados do curta-metragem O Nosso Livro:

Ficção | De Claudia Rabelo Lopes, Luciana Alcaraz | 2005 | 15 min | RJ

Com Bárbara Montes Claros, Marcos Caruso, Regina Sampaio, Vera Holtz, Zé Alex

Isabel e Roberto não se conhecem, mas trocam bilhetes em livros numa biblioteca, até que descobrem que estão apaixonados.

Uso pedagógicos:

Aplicabilidades

Disciplinas/Temas transversais: Língua Portuguesa, Literatura
Faixa Etária: Todas as idades
Nivel de Ensino: Ensino Médio

Pareceres Pedagógicos: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

Possibilidades de aplicabilidade pedagógica

Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura
Nível de Ensino: Ensino Médio
Autor: Eliane Candida Pereira

Ficha Técnica

Produção Rafael Rodrigues Fotografia Cláudio Brandão Roteiro Claudia Rabelo Lopes, Leandro Matos, Catalina Jordán Cruz Som Direto Rodrigo Graciosa, Paulo Filipe, José Vicente Valmorbida Direção de Arte Alessandra Sampaio Edição de som Daniel Scofield Figurino Joana Bueno, Eliete Catraio Maquiagem Joana Seibel Produção Executiva Rafael Rodrigues, Luciana Alcaraz Still Alexandre Rocha Continuidade Daniel Scofield Montagem Daniel Scofield Eletricista Renato Marcelino Música Luciano Leite Barbosa Escola Produtora Escola de Cinema Darcy Ribeiro Direção de Platô Sílvio de Andrade Produção de Elenco Luciana Alcaraz Informações cedidas por Festival Internacional de Curta-Metragens do Rio de Janeiro - Curta Cinema

Prêmios

Prêmio Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2006

Festivais

CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa 2006
Festival do Rio 346
CineSul 2005
Gramado Cine Vídeo 2006

O blog Educa Tube é Parceiro Exibidor do Porta Curta Petrobras.

3 comentários:

  1. José Antônio,
    O belo está na simplicidade. Este curta lembra o filme "Nunca te vi, sempre te amei".
    Seu conto mostra que realidade e sonho se confundem e que as histórias não estão mais num livro sobre a mesa ou em outro lugar qualquer, mas nos pertencem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zé Roig!

    Ontem estive aqui lendo, assistindo e me deliciando... como sempre faço!!!

    Esse filme, em especial, é lindo!!!

    A Fátima, como toda boa encantadora de histórias, sempre tem uma boa dica!!!

    Outro filme de que gosto muito lá no Porta Curtas é "Dedicatórias" (talvez tenha sido, até, uma indicação da Fátima, não lembro!) - a temática é semelhante!!!

    Fiz um trabalho sobre ele no curso Aprendendo e ensinando com as TIC, em 2009. E escrevi alguma coisa lá no Ufa! (http://ufabloguei.blogspot.com/2009/03/dedicatorias.html)

    Bueno! O Tomás vai adorar ter o Blog do Tomate linkado aqui! Embora pouco atualizado, pois ele anda com mania de fazer filmes de animação com Lego... fica horas criando as histórias dele... Os recursos: uma máquina de fotos digital e o movie maker... Ele faz experiências bem legais... Só que é muito exigente...Quando ele tiver alguma coisa pronta, te mando o link no You Tube! Vale a pena!!! Um fofo!!!

    Então, tá!! Vamos nos falando!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Suely.
    Que booa indicação de vídeo. Vou ver no porta curtas e visitar o teu link.
    Que legal o Tomás mexer com animação com Lego. Adforei e quero sim, divulgar aqui, asssim que puder.
    Maravilha.
    Vamos nos falando, amiga. Um abraço, Zé Roig.

    ResponderExcluir