segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pela arte, cultura e sociedade: Mais Teatro Brasil


A convite da amiga de twitter Sam Shiraishi, participo da blogagem coletiva Mais Teatro, Brasil!, que visa "que a maioria dos municípios do Brasil tenha um Centro Integrado de Cultura, propiciando que suas populações tenham um teatro de qualidade e diversos espaços destinados à arte, cultura, educação, lazer e entretenimento, criando uma verdadeira democratização cultural em nosso país".

PELA ARTE, CULTURA E SOCIEDADE: MAIS TEATRO BRASIL

Não me recordo de quem disse que a vida é ás vezes um grande Teatro do Absurdo. Independente disso, lembro de minha primeira experiência com o teatro, lá nos longínquos anos 1970, quando a escola que eu estudava levou a criançada para ver uma peça chamada "Dom Chicote e Zé Chupança". Adorei aquela linguagem diferente, gestos exagerados, muita dança e música... O local, o Cine & Teatro Miramar, da pequena cidade de São José do Norte, no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil, continua de pé, mas fazem décadas que está fechado.
É inegável a importância do teatro para uma comunidade. Através da linguagem do corpo, dos gestos, de tudo mais o artista pode transmitir uma quantidade de informações.
Teatro e educação podem e devem caminhar juntos.
Conheço alguns projetos que unem essas duas formas de expressão.
Teatro é magia, e sugiro uma visita ao O Teatro Mágico, que mescla arte e música.
Teatro é educação, e indico projeto pedagógico da coleg'amiga Vilmabel Soares que se dedica a isso com seu blog Teatro e Vida.
Teatro é sociedade e, em 2006 e 2008, escrevi para o Grupo de Teatro Dupla Face duas peças destinadas ao público infantil: E agora Betinha? e As Travessuras da Bruxa Fel. Foi uma experiência fantástica e um desafio duplo de escrever para o teatro e para crianças...
Teatro é acima de tudo arte, história, mistério: o filme Um Crime de Paixão, de 2003, que assisti alguns anos atrás, traz como pano de fundo da trama justamente uma trupe de atores que encenam um fato real, dissimulado em ficção. Vejam o argumento do filme: "No tumultuado pano de fundo da Inglaterra na Idade Média, um padre, fugindo de seu infame passado, encontra um bando de atores viajantes que busca o próximo lugar para se apresentar. Logo depois de chegar a um desconhecido vilarejo, o grupo descobre que uma mulher muda foi condenada à morte pelo assassinato de um jovem. Para revelar a verdade, o chefe dos atores decide quebrar a tradição de encenar peças bíblicas e monta um drama baseado na história do crime. É então que o palco se torna o cenário para esclarecer o misterioso crime - que vai revelar o poder da arte, a tentação do mal e o custo supremo da justiça."
Teatro é diversão familiar, e o Tchêatro do Bebé, em que pais e filhos, e a família inteira trabalha unida e permanece unida, viajando por diversas cidades. Onde também famílias vão unidas e riem unidas até o final da peça...
Teatro é vida: Tenho amigos dedicados como Vinícus Diniz, diretor do grupo de teatro Sobrinhos de Shakeapeare, de Rio Grande, e Paulo Rubilar, diretor do grupo de teatro Caras de Pau, de São José do Norte - RS - Brasil, que tem toda uma vida dedicada a esta arte, como atores e formadores de outras gerações de atores e de espectadores.
William Shakespeare, um dos maiores dramaturgos, desvendou a alma humana através de suas inúmeras e fabulosas peças teatrais, legou à Humanidade a sua própria humanidade...
Mas teatro é, acima de tudo, Paixão, algo que emociona, que contagia, que faz pensar... Ninguém que tenha entrado em um teatro, seja o mais simples ou o mais suntuoso espaço, seja a pessoa mais simples ou a mais destacada, ficará imune a força desse local mágico, que encanta a todos, desde o seu surgimento. Ter um teatro em uma cidade é ter um local em que a sociedade poderá duplamente se encontrar, seja em cima do palco ou na platéia.
Aderi a essa campanha Mais Teatro Brasil, por acreditar que toda a cidade deveria ter pelo menos um teatro para dar vazão a todas as forças de expressão, dança, música, canto, mas principalmente ao próprio teatro.

Se quiser, você também pode colocar no seu post ou na barra lateral de seu blog o selo da blogagem. Para isto, copie e cole este código:

http://www.maisteatrobrasil.com.br



Outra possibilidade de apoiar a campanha é publicar o widget de assinatura do manifesto na barra lateral de seu blog, copiando e colando este código:


O resultado será um widget como o do alto da barra lateral deste blog.

Um comentário:

  1. Zé, muito obrigada por sua postagem. Eu até comecei a comentar, mas desisti e preferi escrever um novo post e citando o quanto gostei dos participantes.
    Espero que possa aproveitar os créditos que ganhou da Cennarium por contribuir com o movimento #maisteatro. A assessoria deles já está com seu contato e vai lhe enviar por e-mail as instruções ok?

    ResponderExcluir