segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A escola como um grande mosaico social


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Xm3SXKxJN5I

O criativo vídeo acima, foi indicação, via Twitter, da amiga Vany Laubé, jornalista e empreendedora, da + Mosaico e editora do blog Mosaico Social, e trata-se de um mosaico coletivo, feito pelo Atelier Nayan, no Café Fractal, em Montreal, no Canadá.
Vany descobrira o referido vídeo,através de indicação, também via Twitter de Maria Lúcia Martin.

De acordo com a apresentação do referido vídeo no You Tube:

O mosaico coletivo foi feito no "Fractal Café, espaço estudantil no Térreo do piso do Edificio de Ciências (HS), Universidade do Quebec in Montreal (UQAM), que com essa atividade, recuperou um pouco da beleza".

"O mosaico foi feito em cima do balcão do café durante o fim de semana de Páscoa: 10,11,12 e 13 de Abril/2009".

Para atingir esse mosaico, foram mobilizados muitos voluntários, durante 5 dias.

Foram voluntários: Vincent O.-J., Emily P., Yannick, Emily DC, Kamar B., Manon, B. Pascale, Celine S., Rabia AO, Patrick D., Stephen T., Carol B., Genevieve B., Jean-Philippe V., Elise, David T., Eugenie P., W. Mary, Annie VN Livann DS, G. Mathieu, Fábio W., F. Jerônimo, B. Ons, T. Anthony, Bento R. Carminda M., C. Florian, Brigitte Neth, Alexis L., Estelle M., N. Aurora, Julie B., Amélia L.-A., David Richard, A. V. Jessica & Y.

Observação do Educa Tube:

Este vídeo serve como uma metáfora do trabalho coletivo em um espaço social, que pode e deveria iniciar com a família e ser dado continuidade pela escola, esta também um grande mosaico social, em que cada aluno é uma peça dessa estrutura, cada qual com suas cores tribais, aptidões e talentos natos, cabendo ao ambiente escolar dar-lhes condições de se encaixar...
E não,justamente, fazer o contrário, padronizar, pasteurizar, através de uniformes, de proibições de uso de bonés, celular, orkut, MSN, mp3 e tudo mais, que se utilizados dentro de uma proposta educacional, com planejamento, execução e divulgação, poderá render belos frutos a toda uma comunidade, aumentando ainda mais esse mosaico social...
Muitas vezes, a escola não se torna um mosaico social, de igual beleza, pois falta um trabalho coletivo de todos os setores da comunidade escolar.
Cabe aos gestores públicos e escolares incentivar essa aglutinação de cores e gentes em torno de uma causa em comum, comunitária, social...
O voluntariado demonstrado no vídeo acima é a prova de que pode-se mudar aspectos estruturais e até decorativos de qualquer local, tornando-o universal, através da cooperação, planejamento e execução de atividades significativas para ambos.
Esse mosaico coletivo é uma metáfora para uma ampla reflexão, dentro e fora do espaço escolar...

Grato a Vany pela bela indicação, que se presta a diversas interpretações e reflexões...

Vany Laubé: Formada em Jornalismo, com cursos de extensão em Comunicação e RH, possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação Empresarial. Foco no desenvolvimento de produtos editoriais integrados a ações de aumento de visibilidade e consolidação de imagem corporativa. Ganhadora do prêmio ABERJE de melhor newsletter externa em 1988, investiu o ano de 2009 para o estudo das Mídias Sociais. Graças a isso, foi convidada a tratar o tema via podcasts na Rádio Mega Brasil Online para a qual criou seu primeiro blog e twitter. Escreve regularmente sobre mídias socias e possui o twitter @mosaicosocial.

2 comentários:

  1. Nossa, Zé Antonio... eu vim aqui para ver o que vc teria montado com o mosaico social... mas não imaginei, verdade, que vc iria usar o seu espaço para falar de me, #twigo! Até porque... quem me passou este material foi a Ana Lúcia, nossa conterrânea que assina a arroba @Kitri1, como pontuei todas as vezes que nos falamos a respeito. Agradeço a menção - muito honrosa para mim - que sinto-me superfeliz pelo nome escolhido para minha arroba porque ela permite exatamente o que significa o seu objetivo aqui, o meu em meus negócios e na linha que adotei no twitter, quando me lancei inicialmente para discutir o impacto das mídias sociais no Jornalismo... quando tinha a Mosaico etc... O que não é o mundo senão um grande Mosaico Social? :O)

    Obrigada pelo carinho, pela cumplicidade que se forma ao haver este compartilhamento aqui. Verdadeiramente #honrada! :O)

    #Beijonocoração. Sucesso com seu projeto, lindo, lindo e conte comigo para divulgá-lo! Esta causa merece atenção e proliferação totais.

    ResponderExcluir
  2. Cara Vany, apesar da informação estar disponível , também como um imenso mosaico,,na web, nem sempre ela tem esse enfoque social, que eu, tu e outros tuigos desejam.
    Embora a informação original foi da kitri1, que fiz a devida ressalva na postagem, não fosse teu comentário em tempo real, no tuiter, e eu não conheceria também esse vídeo.
    Que bom que a rede social, da kitri1, passou por ti e chegou até ao meu blog... Num verdadeiro mosaico sociial...
    Grato pela divulgação do Educa Tube em teu blog. Fico também honrado com tal distinção, cara amiga.
    Sucesso a todos que como nós, compartilham seus achados, uns com os outros, nbessa grande aldeia digital que é om tuiter, os blogs, a web em geral.
    Um abração, Zé Roig.

    ResponderExcluir