quinta-feira, 28 de abril de 2011

Não basta mudar: tem que capacitar e ser capacitado


Fonte: http://youtu.be/zmqDvh6CyWQ

O vídeo divertido e curtíssimo vídeo acima (apenas 20 segundos), foi-me repassado pela colega Janaina Senna Martins, que trabalha comigo no NTE Rio Grande / 18ª CRE, como multiplicadora em informática educativa (em Rio Grande - RS - Brasil) e trata-se de uma descoberta de sua filha, Sabrina.
Embora seja um vídeo engraçado, que para alguns sirva apenas como piada, para mim serve mais como um material para refletir sobre a informática no cotidiano e, principalmente, na educação.
Não basta trocar a antiga máquina datilográfica pelo moderno computador, pura e simplesmente, pois toda mudança requer antes treinamento, capacitação e formação continuada para evitar, como no vídeo acima, que se repita o mesmo processo mecânico, de empurrar o carro da máquina datilográfica num computador, que logicamente não possui nem necessita desse recurso.
Mêcanico deve ser sempre o equipamento, jamais o servidor, seja ele professor ou não...
Tampouco mecânico deverá ser o processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se ou não das máquinas como material de apoio.

Um comentário:

  1. Nossa... Adorei o vídeo, acho que é mais ou menos por ai, nossos professores não tem só que aprender informática, mas precisam ser capacitados para utilizar esta nova ferramenta na sala de aula.
    Aprendizes.

    ResponderExcluir