domingo, 24 de abril de 2011
A ponte: uma mensagem universal
Fonte: http://youtu.be/Yl8WmrYnHZw
O vídeo acima, A ponte - Mensagem de Páscoa, é um desses vídeos de curta duração que se prestam a uma ampla reflexão, ainda mais numa data que trata de renovação espiritual, como a Páscoa...
Foi indicação, via twitter, da coleg'amiga Elisângela Zampieri, professora da educação especial de Curtitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Neste Trem da Vida, em que todos somos passageiros, poucos são de fato condutores de seu destino... Viver a vida, com suas perdas e ganhos, com suas chegadas e partidas, e disso tudo aprender uma lição, eis o maior sentido dessa existência...
A vida nos locomotiva, como sempre digo, e a educação - que deve vir de berço - é o primeiro e maior vagão... O primeiro educador/condutor deste trem, deve ser sempre o pai/responsável.
Muitas vezes somos obrigados a fazer, como no vídeo, certas escolhas, escolhas possíveis, nem sempre ideais... Mas o tempo e a jornada neste Trem da Vida nos mostra o caminho a seguir sempre...
Uma Feliz Páscoa a todos aqueles que renascem a cada dia e que renovam a cada amanhecer a esperança em dias melhores...
Aproveito para indicar a leitura de minha resenha sobre o filme Trem da Vida, publicado em 2009, no blog ControlVerso (link abaixo), que é também uma bela metáfora do cotidiano.
TREM DA VIDA, de Radu Mihaileanu
Fragmento:
Trem da Vida mescla comédia e tragédia, fazendo rir e chorar na dose certa, e a cada cena. Numa delas, talvez a que sintetize todo o filme, Schlomo, o bobo, reflete sobre a existência humana, numa das passagens mais memoráveis: “Deus criou o homem à sua imagem./Isso é lindo! Schlomo à imagem de Deus./Mas quem escreveu isso no Torah?/Foi o homem, não Deus./O homem escreveu sem modéstia, comparando-se a Deus./Talvez Deus tenha criado o homem.O homem./O homem, filho de Deus, criou Deus, só para poder se inventar.../O homem escreveu a Bíblia... para não ser esquecido sem se importar com Deus/Não amamos e não oramos a Deus./Ou melhor, imploramos para que nos ajude aqui na Terra.../Mas não nos importamos com Ele./Só pensamos em nós mesmos./A questão não é saber se Deus existe ou não.../Mas sim se nós existimos”.
Abaixo, link para resenha crítica do referido filme:
TREM DA VIDA, o filme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Linda reflexão!! Muito obrigada pelo presente nesse dia especial.
ResponderExcluirUm grande abraço
José Antonio, adorei o vídeo. Devo dizer que fiquei realmente muito emocionada. Também sou grata por haver divido essa reflexão comigo. Estou sempre divulgando este blog para os amigos educadores. Um abraço.
ResponderExcluirCaras Solange e Ivana, pois é, colegas, esse vídeo que me foi sugerido por outra amiga, a Elis, é comovente e promove uma ampla reflexão sobre esse nosso Trem da Vida.
ResponderExcluirGrato pela divulgação do blog...
Um abraço, Zé.