domingo, 24 de abril de 2011

A ponte: uma mensagem universal


Fonte: http://youtu.be/Yl8WmrYnHZw

O vídeo acima, A ponte - Mensagem de Páscoa, é um desses vídeos de curta duração que se prestam a uma ampla reflexão, ainda mais numa data que trata de renovação espiritual, como a Páscoa...
Foi indicação, via twitter, da coleg'amiga Elisângela Zampieri, professora da educação especial de Curtitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Neste Trem da Vida, em que todos somos passageiros, poucos são de fato condutores de seu destino... Viver a vida, com suas perdas e ganhos, com suas chegadas e partidas, e disso tudo aprender uma lição, eis o maior sentido dessa existência...
A vida nos locomotiva, como sempre digo, e a educação - que deve vir de berço - é o primeiro e maior vagão... O primeiro educador/condutor deste trem, deve ser sempre o pai/responsável.
Muitas vezes somos obrigados a fazer, como no vídeo, certas escolhas, escolhas possíveis, nem sempre ideais... Mas o tempo e a jornada neste Trem da Vida nos mostra o caminho a seguir sempre...
Uma Feliz Páscoa a todos aqueles que renascem a cada dia e que renovam a cada amanhecer a esperança em dias melhores...

Aproveito para indicar a leitura de minha resenha sobre o filme Trem da Vida, publicado em 2009, no blog ControlVerso (link abaixo), que é também uma bela metáfora do cotidiano.

TREM DA VIDA, de Radu Mihaileanu

Fragmento:

Trem da Vida mescla comédia e tragédia, fazendo rir e chorar na dose certa, e a cada cena. Numa delas, talvez a que sintetize todo o filme, Schlomo, o bobo, reflete sobre a existência humana, numa das passagens mais memoráveis: “Deus criou o homem à sua imagem./Isso é lindo! Schlomo à imagem de Deus./Mas quem escreveu isso no Torah?/Foi o homem, não Deus./O homem escreveu sem modéstia, comparando-se a Deus./Talvez Deus tenha criado o homem.O homem./O homem, filho de Deus, criou Deus, só para poder se inventar.../O homem escreveu a Bíblia... para não ser esquecido sem se importar com Deus/Não amamos e não oramos a Deus./Ou melhor, imploramos para que nos ajude aqui na Terra.../Mas não nos importamos com Ele./Só pensamos em nós mesmos./A questão não é saber se Deus existe ou não.../Mas sim se nós existimos”.

Abaixo, link para resenha crítica do referido filme:

TREM DA VIDA, o filme

3 comentários:

  1. Linda reflexão!! Muito obrigada pelo presente nesse dia especial.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. José Antonio, adorei o vídeo. Devo dizer que fiquei realmente muito emocionada. Também sou grata por haver divido essa reflexão comigo. Estou sempre divulgando este blog para os amigos educadores. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caras Solange e Ivana, pois é, colegas, esse vídeo que me foi sugerido por outra amiga, a Elis, é comovente e promove uma ampla reflexão sobre esse nosso Trem da Vida.
    Grato pela divulgação do blog...
    Um abraço, Zé.

    ResponderExcluir