sábado, 30 de abril de 2011

Online.converter (conversor de arquivos online)


Imagem 1

Imagem 2

O interessante, eficiente e prático recurso tecnológico acima, é uma dessas possibilidades que sempre comento com coelgas, cursistas e alunos, da "inteligência coletiva" em prol da rede social e de trabalho que utilizo seguidamente em meu fazer pedagógico e tecnológico.
Descobri o online.converter, graças a duas colegas. Janaina Senna Martins, minha colega e multiplicadora de informática educativa no NTE Rio Grande - RS, e editora do blog Realidade Virtual, que estava editando uma apresentação de slides (via Power Point) e depois Movie Maker, e a música estava no formato WMA, mas precisava ser convertida para formato WAV para rodar bem. Depois de fazer download de alguns conversores e testar suas possibilidades, fez contato, via MSN, com a colega Geórgia Stella Ramos do Amaral, técnica de suporte do NTE Santa Cruz do Sul - RS - Brasil - e editora dos blogs Infinito Particular e (Des)Caminhos Poéticos, que indicou o recurso acima (imagem 1), chamado online.converter que, como o próprio nome indica, não precisa baixar nem instalar nada no computador e faz as conversões para os mais variados tipos de arquivos, via internet mesmo.
Basta entrar no link do site, abaixo:

Online.converter
http://www.online-convert.com/

Feito isso, basta escolher o tipo de arquivo que deseja converter, se de áudio, vídeo, texto, imagem etc; e em seguida clicando na opção GO (imagem 2).
Abrirá a janela PROCURAR em que o interessado selecionará o arquivo desejado em seu computador ou pendrive e confirmará a conversão. Pronto!
Nada mais de incompatibilidade entre arquivos de texto, tipo .doc (word/windows) e .odt (writer/linux); nem problemas de música em formatos mp3, wav, wma; tampouco vídeos baixados em formato .flv que não rodam no PC, basta converter para AVI, DVD etc. Proporciona que arquivos pesados, com texto e imagem, em formato .doc possam ser convertidos no formato PDF (portable documento format) de forma simples e rápida, que além de preservar a autoria e permitir apenas leitura e impressão, permite que um arquivo fique mais leve para envio, via e-mail ou armazenagem em pendrive ou CD.
E um detalhe aos interessados: essa conversão cria um arquivo novo, preservando o original, podendo ser encaminhado também por e-mail essa cópia.
Seguidores e visitantes do blog Educa Tube, socializem essa informação aos demais educadores, pois poderá agilizar e muito a edição de material próprio, seja vídeos baixados ou gravados nos mais variados formatos, seja arquivos diversos como texto, imagem, música etc.
Grato também às amigas e colegas Janaina e Stella por compartilharem não apenas dúvidas mas também certezas nessa aldeia digital.

Um comentário:

  1. Boa tarde de Portugal
    Pode informar-me se esse recurso (www.online-convert.com) funciona para ficheiros de voz em Português?
    Vou precisar de transcrever entrevistas realizadas no âmbito do meu PhD (i.e., transformar ficheiro de voz em ficheiro de texto), mas o que tenho encontrado não funciona em Português... Será que este dará para o efeito?
    Muito grata!

    ResponderExcluir