sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Educação, tecnologia, criatividade, sustentabilidade e solidariedade


http://youtu.be/l5oFRH4dbpc
O fantástico vídeo acima, Caixas de leite vira isolante térmico, descobri no Facebook, por indicação indireta da coleg'amiga Lilian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto - RS, Brasil, e editora do blog Conhecendo Santo Augusto.
Por sua vez, Lilian descobriu o referido vídeo - que mostra a criatividade e a solidariedade de uma professora de Química aposentada, que criou um projeto de sustentabilidade e reciclagem de caixas de leite, indicando seu uso para revestir, com a parte interna de aluminío, as frestas das casas das pessoas em situação de vulnerabilidade social -, por idicação também no Facebook de Marco Angeli Full. E depois, Lilian também me conseguiu posteriormente o link para o referido vídeo, no You Tube, que trata-se de uma reportagem da RBS TV - Passo Fundo - RS, Brasil.
Um ótimo isolante térmico, feito com material que é jogado diariamente no lixo e que pode ter um valor inestimável e incalculável para quem vive em condições adversas, meteorológicas e/ou sociais. Se as pessoas fossem mais solidárias, seriam menos solitárias... "Até agora, 5 mil caixas de leite não viraram lixo, foram transformadas em barreiras contra o frio", segundo a repórter Zete Padilha, que fez essa bela matéria. Motivador, inspirador, relevante...
Iniciativas dessas comprovam a máxima da também educadora Sonia Bertocchi, de Campinas - SP, Brasil, e editora do blog Lousa Digital, que "professores se aposentam; educadores, jamais".
Segundo o prof. Pietro Ubaldi: "O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir"; frase também indicada pela colega Lilian, que endosso, adoço e repasso. O caminho para a humanidade é a solidariedade.
Pena que na reportagem não consta o nome da professora de química, uma das tantas integrantes dessa imensa Sociedade Anônima que faz as coisas sem se preocupar com a competição, mas visando o bem comum, a educação e a aprendizagem solidária.

Fonte original do vídeo:
http://www.facebook.com/video/video.php?v=1601732180433

2 comentários:

  1. Obrigada pela citação amigo, alias citações.
    Teu blog é o "exemplo vivo" (se é que podemos assim nos referir) que "...cooperar e melhor que competir..." visto que você coopera diariamente com todos nos no momento que compartilha tanto material de qualidade no teu Educa Tube, parabéns José!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lilian, pela colaboração também, sempre indicando rico material. O Educa Tube só existe e persiste graças a colaboração de colegas e aigos que compartilham mais que vídeos e recursos tecnológicos de e para outros educadores, mas pessoas que sabem que o caminho pra educação e a sociedade é justamente isso: trocar experiências. Grato pela amizade e coleguismo, e pelas indicações que valorizam o blog. abrs,

    ResponderExcluir