quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tu me elevas - educação, arte e cultura


http://youtu.be/Dj28RimIH6w

O belíssimo vídeo acima, Tu me elevas, descobri por acaso no You Tube, mas "nada é por acaso nem mesmo o acaso", e assistindo-o, passei a refletir sobre educação, arte e cultura como faces de uma mesma moeda...
Celtic Woman é um grupo musical composto por seis mulheres, Chloe Agnew,Órla Fallon, Lynn Hilary, Lisa Kelly, Alex Sharpe y Máiréad Nesbitt, e em seu repertório musical, melodias celtas de rara beleza como esta acima.
O Educa Tube destaca esse grupo de cantoras para rfefletir sobre o papel do educador do futuro, que é o de trabalhar de forma cooperativa entre si e colaborativa (como mediador de um projeto de aprendizagem, uma atividade etc) com os alunos.
Saber trabalhar em grupo e estabelecer uma unidade na pluralidade é o maior desafio do educador do século XXI. Mas se conseguir, o resultado será tal qual o do vídeo acima, algo significativo para todos os que participam e assistem.
Tu me elevas, e todos se elevam, eis a lição que este vídeo nos traz.
Uma unidade na pluralidade, um grupo que me fez pensar na educação , em que hoje em dia, os educadores precisam se espelhar em grupos como esses, que unem seus talentos em prol de um objetivo único... Mas sempre lembrando que cabe ao educador elevar o nível de aprendizagem e ensino do educando. O professor é o mestre, o educador é o maestro. Para refletir, motivar e compartilhar.

Tradução abaixo, encaminhada via Facebook, pela colega amiga Raphaella Marques, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.


TU ME ELEVAS - CELTIC WOMAN

4 comentários:

  1. Muito interessante o seu trabalho, parabéns!!!Zenilde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato. Zenilde. é um blog individual, mantido graças a colaboração e cooperação de colegas e amigos, indicando vídeos e recursos que podem e devem ser usados na educação. Um abração!

      Excluir
  2. Somos sim maestros e cabe a nós a responsabilidade da mais bela melodia!
    Eu me sinto também uma das notas musicas, assim como vc e todos os outros educadores. Quando essas notas são organizadas e arranjadas... A música só pode realmente nos "elevar".
    Parabéns pelo trabalho lindo. Estou seguindo você e levei seu link para meu cantinho! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Káthia, nosso papel social é elevar a educação e levar a educação além dos limites prévios estipulados. Educador é aquele que eleva o conteúdo sem precisar elevar a voz, rssss Que tem domínio de classe, pois domina e gosta do conteúdo que ministra, e sabe articular saberes e prazeres em prol de uma significação múltipla. Eu adoro o que faço, e sei que todos que fazem o que gostam, apesar dos pesares da prórpia educação, fazem o seu melhore elevados estão. Somos mesmo notas musicias de uma partitura maior. Adorei a analogia. Brigadu pela visita, comentário e compartilhar meu trabalho... A casa é sua, o Educa Tube, embora individual é um espaço de cooperação. Se tiver material a indicar desde já agradeço. Sucesso ai, um abraço.

      Excluir