quarta-feira, 11 de setembro de 2013
A voz do coração: a música contra o preconceito e a discriminação
O vídeo acima, intitulado Febre no Facebook: Jovem iraquiano emociona público, encontrei por acaso no You Tube e trata-se da "participação do jovem Emmanuel Kelly, na versão australiana do programa de talentos 'X-Factor', e tornou-se sensação na internet pelo exemplo de superação. O jovem de 17 anos nasceu no Iraque e foi adotado pela mãe australiana junto com o irmão. Ele e o irmão têm problemas físicos, não possuindo parte dos braços e pernas. Não bastasse a história comovente do rapaz, o que já chamou a atenção do público e dos jurados, Emmanuel ainda escolheu a canção 'Imagine', de John Lennon, para cantar na apresentação. A história, que foi transmitida no programa de 30 de agosto [2011], virou febre no Facebook e já foi compartilhado por milhares de pessoas."
Imagine, de Lennon, é emocionante ao ver os efeitos devastadores da guerra sobre inocentes como o jovem Emmanuel.
O vídeo abaixo, igualmente achei por acaso no You Tube, intitulado como Rapaz gay de 20 anos emociona público em show de TV, e trata-se da participação de "Jonathan Allen, de 20 anos, emociona platéia em sua audição no programa America's Got Talent. No dia que completou 18 anos seus pais o expulsaram de casa por ser gay".
E o terceiro vídeo que encontrei vinculado aos demais, chamado Jovem que dorme em banheiro publico emociona jurados, como o próprio nome indica, trata-se da participação de Sung-Bong Choi, um rapaz coreano que viveu parte da vida no orfanato, mas desde os 10 anos passou a dormir em banheiros públicos e que canta com beleza e propriedade.
Três vídeos que contam não apenas três histórias de vida, unidas pelo talento musical, mas pela superação de desafios e limitações da própria vida. Histórias contra o preconceito, a discriminação, o abandono... Todos os três cantando com a voz do coração...
O que estes vídeos de shows de talentos - que logicamente devem também selecionar certos perfis para buscar o efeito da emoção = audiência - tem a ver com a educação? Primeiro, que há muitos talentos artísticos como estes jovens, nos bancos escolares, muitos deles desconhecidos até para si mesmos... Que como estes rapazes, muitos jovens sofrem preconceitos, discriminação, violência física, emocional e moral, inclusive, na própria família... Que devemos julgar pessoas pela sua essência e caráter e não pela sua aparência e opção de vida (ou falta de opção...).
Certamente a música é um agente catalisador, pois trata-se de uma linguagem universal. Não é preciso entender coreano para admirar o timbre de voz, a entonação, o talento de Sung-Bong Choi... Nem inglês para entender a mensagem que passa Emmanuel Kelly, iraquiano, vivendo na Austrália e de Jonathan Allen, nos EUA.
Todos dão prova de talento e de superação em suas vidas, canções e ações... Três exemplos para discutir com alunos questões complexas, polêmicas e delicadas que ferem a dignidade humana e que causam bullying no ambiente escolar e na sociedade. De ver o outro além do rótulo que a sociedade coloca no que é diferente, diverso do dito senso comum. De ver no outro um ser humano que merece respeito e que não deve ser visto nem como heroi ou vilão pelas escolhas de vida ou pela falta de opção que a vida possa lhes dar...
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