quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Esta vaga não é sua nem por um minuto! (consciência social e exercício de alteridade)



O vídeo acima Esta vaga não é sua nem por um minuto!, descobri visitando o blog Direito de ir e vir, de Luís Carlos Paulino, educador de Quixeramobim, CE, Brasil.
Trata-se de um interessante e provocativo vídeo para forçar a cidadania, a consciência social e o exercício da alteridade; do, literalmente, colocar-se no lugar do outro, ou melhor, na vaga do outro.
A experiência consiste em colocar na vaga de automóveis, cadeiras de rodas com um aviso dizendo que foi ao mercado e em um minuto retorna, já que muitos motoristas utilizam-se deste artifício (ou desculpa esfarrapada), de estacionar seus carros em vagas destinadas a pessoas com deficiência, alegando que é só por um minuto e já voltam. Uma idéia simples, criativa, original e provocativa, pois força as pessoas a pensarem no direito de todos e, em especial, ao respeito às normas de civilidade. Afinal, não se trata da questão de tempo, pois tanto faz se vai demorar um minuto, dez, ou uma hora. O que importa é não utilizar do que não lhe pertence, seja uma vaga de estacionamento ou o que for...
Aproveitando o tema "educação para o trânsito", recomendo também o vídeo abaixo que trata-se de campanha de 20 anos da Comissão de Acidentes de Trânsito de Vitória, Austrália, sugestão feita via Facebook do colega Luís Carlos Paulino e que, como o próprio comenta: "se refere ao poder de gerar reflexões sobre a violência no trânsito ("a realidade ácida") e outras formas de violência. Merece destaque a música utilizada como tema, pois se presta a suavizar um pouco a mensagem, fazendo interessante contraponto com a sequência de imagens". A música é Everybody Hurts (Todo mundo se machuca), da banda R.E.M. e promove, junto com a montagem de imagens, um poderoso material para reflexão sobre valores e limites na educação e na sociedade.



Abaixo, Everybody hurts (Todo mundo se machuca), versão ao vivo e legendada:



A partir deste material, lembrei-me deste belíssimo videoclipe If Time Is All I Have (Se o tempo é tudo que eu tenho), do cantor James Blunt, que serve também como reflexão sobre a educação para o trânsito, usando elementos da arte e cultura. Parafraseando versos da canção: "Se o tempo é tudo o que temos, que saibamos gastá-lo da melhor maneira, vivendo, caminhando, dirigindo nossas vidas e veículos pelas diversas vias expressas, seguindo para chegar a algum lugar. E não fazendo como muitos, que correm demais para chegar a lugar algum...



Nenhum comentário:

Postar um comentário