domingo, 1 de setembro de 2013

A Orquestra Vegetal: músicos que tocam instrumentos feitos com vegetais



O curioso vídeo acima A Orquestra Vegetal, descobri via Twitter, através do jornal virtual do Professor Martinho C. Barros, de Alagoa Nova, Paraíba, Brasil, editor do blog Prof. Martinho (Filosofia).

Trata-se de matéria da Revista Superinteressante:

“'The Vegetable Orchestra', fundada em 1998 em Viena, na Áustria. Formada por 11 músicos, a orquestra já está no terceiro CD, o 'Onionoise', e faz de 20 a 30 concertos por ano, em várias partes do mundo. O site oficial da orquestra de vegetais diz que não há um único estilo nas apresentações. Música contemporânea, eletrônica, jazz e outros formam o que eles chamam de 'estilo vegetal'.
Os instrumentos 'orgânicos' são usados uma única vez, em um concerto ou em uma gravação de estúdio, o que faz com que cada apresentação tenha variações de sons e texturas musicais diferentes. Furadeiras, facas e outras ferramentas de cozinha auxiliam na construção dos instrumentos. Após as apresentações, o público é presenteado com uma parte dos alimentos que transcenderam a função de alimentar. Outra parte vira sopa."

Para saber mais sobre esta iniciativa musical, visitem o portal abaixo:

THE VEGETAL ORCHESTRA

Para conhecer outras formas de fazer sonoridades, vejam o vídeo abaixo Wine Glass Music (Vinho Música), que como o próprio nome indica, trata-se de um músico (Jamey Turner) que extrai sons de taças de e com vinho:



Digamos que sejam saberes e sabores envolvendo taças, vinhos e sua musicalidade, com muita criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário