terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Viagem à escola do século XXI: Uma jornada inspiradora pela educação no mundo




O vídeo acima Viagem à escola do século XXI, descobri via Twitter do colega e amiga Francisco Velasquez, educador do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se de material de divulgação do livro homônimo do psicólogo e pesquisador espanhol Alfredo Hernando Calvo, cujo título completo é "Viagem à escola do século XXI – Assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo".
O livro apresenta escolas inovadoras com METODOLOGIAS que são chave para transformar a educação. E quem acompanha o Educa Tube Brasil sabe o quanto tem valorizado a metodologia, inclusive, dizendo que "Novas tecnologias requerem novas metodologias" e que inovação requer transformação, que a simplicidade é o que permite a continuidade das ações.
Conforme notícia no portal da Fundação Telefônica:

"Em pleno século XXI, um ensino baseado somente na transmissão de informação já não atende aos anseios das novas gerações, que pedem por novos espaços, novos métodos e novas maneiras mais colaborativas de extrair conhecimentos relevantes da informação que nos cerca. Assim, conseguem potencializar competências e desenvolver novas habilidades.
Ao longo das páginas da publicação, o leitor conhece 80 exemplos de ações transformadoras realizadas em escolas ao redor do mundo. A narrativa é desenvolvida no formato de um diário de bordo, possibilitando uma experiência de leitura dinâmica e fluida. Dividido em quatro blocos – viagem, ideia, método e ação – é possível vivenciar o dia-a-dia dos estabelecimentos, seus desafios, evidências e métodos de inovação. É como se o leitor/viajante estivesse pessoalmente em cada um dos locais retratados!
Além disso, a publicação também oferece sugestões de atividades simples e diretas para educadores e para todos aqueles que buscam a inovação no dia-a-dia"
.

Existem mundo afora novas formas de aprender e ensinar, e coletar essas experiências em vídeo e livro, fazer documentários, pequenos vídeos, curtas etc são essenciais ao educador do século XXI. Divulgar suas experiências aos colegas de escola e à comunidade, via blog, redes sociais etc.
A iniciativa do pesquisador Alfredo Hernando de reunir isso tudo em livro é louvável e necessária e vem ao encontro de sua vocação pela Inovação Educativa, conforme ele próprio afirma.
Bogotá, Bangladesh, Índia, Nova Iorque, São Paulo, Sidney e Barcelona são algumas das cidades que foram visitadas. "O que é uma escola? É uma sala com cadeiras? Ou simplesmente qualquer lugar onde se aprenda?", pergunta o narrador do vídeo.
Tempo, espaço, metodologia e tecnologia são conceitos que precisam ser reavaliados no processos de ensino-aprendizagem. Como o Educa Tube Brasil sempre destaca em suas postagens: Esta geração é audiovisual e traz em si o que os equipamentos eletroeletrônicos trazem embutidos: mobilidade portabilidade intuitividade, interatividade, convergência etc.
Hernando declara que "O grande objetivo dessas escolas é o de buscar a personalização da aprendizagem", pois cada aluno é único e tem seu tempo próprio para aprender, e completa que tem "Um sonho de uma escola diferente, que funciona, onde todos os seus alunos têm êxito e um projeto de vida é possível".
Para que isso ocorre há que se ter personalização, cenários de aprendizagem, trabalho em equipe, competências múltiplas, tecnologia, aprendizagem por projetos, gamificação e êxito educativo, na opinião de Alfredo Hernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário