sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Professora israelense faz comovente depoimento (como aluna e educadora) sobre a educação especial e a educação em geral



O vídeo acima Chen Miller, foi indicação via Facebook do colega e amigo Fernando Luis, músico de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se de comovente e emocionado depoimento de professora israelense que conta sua experiência na educação especial e que viralizou nas redes sociais. Segundo dados, até o Ministro da Educação de Israel Naftali Bennett compartilhou o referido vídeo.
Chen inicia seu relato contando sua experiência com um aluno e a forma como tratou a situação em sala de aula, até conseguir cativá-lo sem desistir de insistir na valorização da autoestima do mesmo. Na primeira semana, o menino indócil e agressivo, na segunda semana se acalma, e na terceira semana ele passa a interagir pois a professora jamais desistiu de incentivá-lo refletindo como muitos desistem dos alunos, pelos mais variados motivos.
Naquele dia, na terceira semana, quando o menino sentou-se próximo à professora, ele comenta que foi o dia que ele a escolheu para ser sua professora e trabalhar com a pedagogia. E que ela o escolheu para ser seu aluno, no dia que resolveu ser professora e ensinar. Uma grande lição de desapego e de força de vontade, de amor à profissão, apesar de todas as dificuldades.
Como editor deste blog também sou educador que coordenou projeto de informática na educação especial há quase 10 anos atrás e além disso sou poeta, lembrei de versos meus que diziam que "é o amor que nos escolhe antes mesmo de nós a ele". Penso que na vida na educação e na sociedade, muitas vezes é a profissão que nos escolhe antes do que nós a ela. E quando fazemos o que gostamos, como a educação, por exemplo, ela nos escolhe antes de nós pensarmos estar fazendo as escolhas.
O mais comovente neste vídeo é quando a professora Chen diz que, quando menina, no primeiro dia numa sala de aula, foi este também o mais difícil dia de sua vida. Que foi uma criança problemática, pois na quinta série não sabia ler nem escrever, tinha dificuldades com a matemática e baixa autoestima.
Chen Miller diz que "O que eu sei sobre a pedagogia não se aprende na universidade", que aprendeu com a vida, em cada lágrima que escorreu pelo seu rosto; em cada respiração profunda que respirou. Ou seja, aprendeu a viver, vivendo, observando, refletindo... br /> E o mais surpreendente é a revelação final, de quem Chen Miller foi também aluna com dificuldades de aprendizagem e hoje é professora na educação especial, em Israel. Que decidiu ser professora para propor mudanças a partir de sua visão, tanto como aluna como professora, "para mostrar que também é possível agir diferente": professores, diretores, educadores, que cada um tem grande influência, através de suas palavras, com o aluno, seja positiva ou negativamente.
A grande lição de Che Miller? Que devemos ser professores sem esquecer que um dia fomos alunos e passamos por tudo o que nosso alunos hoje passam, e devemos saber utilizar nossa bagagem sentimental para enfrentar os desafios de nosso jornada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário