quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Apprendendo: App que estimula aprendizagem da criança nas mais variadas situações cotidianas



A imagem acima é do APPRENDENDO, um aplicativo criado pelo Laboratório da Educação e que "estimula aprendizagem da criança nas mais variadas situações cotidianas" e que descobri no Twitter de Christiane Angelotti, editora de livros em São Paulo (SP), Brasil e publisher no site educativo Para Educar.
O referido aplicativo pode ser baixado gratuitamente via Google Play e no App Store:

via GIPHY


Conforme notícia do MAPA DA INFÂNCIA BRASILEIRA, que reproduzo na íntegra, logo a seguir:

Desde 2013, a plataforma de conteúdos e referências Toda Criança Pode Aprender, do Laboratório de Educação, oferece um conjunto de reflexões e exemplos de como as crianças demonstram cotidianamente o quanto já sabem e se perguntam sobre o mundo ao seu redor. Defende-se a ideia de que a aprendizagem é um processo contínuo, que permeia todos os momentos da vida das crianças e que pode ser potencializado pelos adultos com os quais convivem por meio da promoção de interações significativas com o universo que as rodeia. Mas como fazer isso no dia a dia? De que forma tornar situações corriqueiras momentos ricos de aprendizagem?
A equipe do Laboratório de Educação questionou-se sobre isso e, a partir dos conteúdos dos posts do Toda Criança Pode Aprender, desenvolveu um aplicativo gratuito chamado Apprendendo. Destinado aos adultos, a proposta é dar sugestões que ajudem a colocar em prática as ideias e as reflexões que são exploradas nos textos. Para isso, são descritas atividades simples, facilmente incorporáveis aos momentos rotineiros de convívio entre adultos e crianças.
É possível visualizar as atividades do aplicativo por ambientes “Dentro de Casa” e “Fora de Casa”. Ao selecionar ambientes, aparecem sugestões de locais que são frequentemente parte do cotidiano das crianças, tais quais “Quarto”, “Banheiro”, “Rua” etc. As propostas abarcam faixas etárias de 1 a 10 anos e muitas vezes podem ser realizadas com crianças de idades diferentes, a partir de algumas adaptações. Além das opções disponíveis no lançamento, o Apprendendo será alimentado sistematicamente pela equipe, com mais “ambientes” e novas atividades.
Como o processo de aprendizagem requer repetições constantes para de fato ser efetivo, a ideia do aplicativo não é oferecer uma grande quantidade de sugestões, mas sim propostas que possam ser repetidas até que sejam incorporadas no dia a dia de adultos e crianças que interagem com frequência. Dessa forma, todo instante é aproveitado como hora de aprender!
O Apprendendo também oferece a possibilidade de criar um álbum de aprendizagem das crianças. Sugere-se fotografar os momentos de realização das atividades para depois poder observar o processo como um todo, percebendo o quanto as crianças se desenvolvem e encontram soluções criativas e diferentes para solucionar desafios. O álbum também pode ser baixado e impresso e, quem quiser, também pode compartilhar as imagens com familiares e amigos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário