quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

A magia da sétima arte e o uso da perspectiva no cinema




O vídeo acima Efeitos especiais no cinema foi indicação via Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora do Rio de Janeiro (RJ) Brasil e mostra a tecnologia no tempo de nosso avós (no cinema mudo nas décadas de 1920 e 1930), conseguindo efeitos visuais incríveis com muita criatividade, usando a perspectiva para aproximar ou afastar cenários e personagens.
Conforme a página Super Cinema: "o mesmo conceito de máscara que é utilizado de forma ampla pelo After Effects atualmente", já era usado naquela época.
Professores de matemática podem explicar melhor usando a geometria, a proporção e muito mais.
O bom educador é aquele que também une a magia à descoberta das coisas, instigando no aluno sua curiosidade natural. Unir cinema e educação é uma das formas de unir o útil ao agradável.
De certa forma o vídeo acima faz o que o Mister M fez na TV, demonstrando como a magia do cinema é realizada, e naquele tempo, sem os efeitos digitais tão usuais nos filmes da atualidade. A criatividade humana sempre supera as limitações. E os pioneiros sempre são os grandes gênios, pois cabe a eles a descoberta que os demais irão copiar e aperfeiçoar. Os conceitos são os mesmos, apenas os meios de utilização da criatividade mais artesanal ao uso da computação digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário