terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Código das Estrelas: documentário de curta-metragem sobre programação computacional




O vídeo acima Code Stars (Código das Estrelas) trata-se de documentário de curta-metragem sobre a importância de ensinar programação computacional a crianças, jovens e adultos e me foi indicado pelo colega e amigo Robson Garcia Freire, via Twitter.
Contando com depoimentos como os de Bill Gates (fundador da Microsoft) e Mark Zuckerberg (criador do Facebook), é um vídeo produzido em 2013 já cogitando de que em 2023 haverão mais de 1,4 milhão de vagas para programadores mas apenas 400 mil capacitados para preenchimento dessa demanda.
O curta conta também com a participação de will.i.am, Chris Bosh, Jack Dorsey, Tony Hsieh, Drew Houston, Gabe Newell, Ruchi Sanghvi, Elena Silenok, Vanessa Hurst e Hadi Partovi e é dirigido por Leslie Chilcott e produção executiva de Hadi e Ali Partovi.
Atualmente praticamente todos os equipamentos eletrônicos requerem uma programação, possuem um código. Programar é abrir portas e janelas par a o mundo. Criar aplicativos para necessidades cotidianas ou inventar novas possibilidades para atividades que nem ainda existem. Programar estimula o trabalho coletivo, criativo em equipe, trocando conhecimentos, ampliando essas possibilidades. Ideias individuais passam a ter maior amplitude quando compartilhadas e atualizadas. Assim funciona a construção coletiva do conhecimento em sintonia e sincronia com um grupo.
Como diz alguém: a computação está em toda parte. E assim digo sobre a arte a cultura e a própria educação. Todas são intercambiáveis. A linguagem de programação permite discutir conteúdos de matemática, estimula a criatividade, possibilita a resolução de problemas, favorece o trabalho de equipe, gera tecnologias assistivas e tecnologias com sentido social. Todos ganham quando compartilham ideias, dúvidas, certezas e possibilidades.
O Scracth, que é mencionado no curta, por exemplo, é uma ótima ferramenta para a criação de jogos, animações etc. E já foi até matéria no Educa Tube Brasil, lá quando o blog começou a funcionar. Vide link abaixo:

Scratch: imagine, programe, compartilhe - software para criação de HQs, jogos e animações (Educa Tube Brasil)

Para saber mais sobre programação, recomendo visita ao portal Code.org.



Nenhum comentário:

Postar um comentário