sábado, 28 de janeiro de 2017

Igual: Estamos sendo educados para quê? (curta de animação com reflexão sobre a educação)



O vídeo acima Alike (Igual), foi indicação via Facebook do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro e editor do blog Caldeirão de Ideias.
O referido curta-metragem de animação é um belo filme de Daniel Martínez, Lara e Rafa Cano Méndez e traz a ideia de "ESTAMOS SENDO EDUCADOS PARA QUÊ?" pois mostra o cotidiano de uma personagem que se repete constantemente um dia IGUAL ao outro, junto a outros que agem também de forma IGUAL, padronizada, e que aos poucos descobre a sua verdadeira vocação, ao se inspirar no filho.
Uma grande metáfora de como o antigo e o novo podem interagir e um ajudar ao outro. De como pais e filhos, professores e alunos precisam manter acesa a chama do conhecimento, das descobertas, das trocas de experiências. Somos IGUAIS em aparência, mas em essência cada um é um pequeno universos em expansão, que poderá contribuir com o outro, ensinando e aprendendo cotidianamente.
Um vídeo que mostra como a sociedade tentar padronizar pessoas e comportamentos, e como as crianças e o jovens acabam com o tempo sendo enquadradas em um modelo de mundo que já não existe mais...
Quando o pai percebe que o filho começa a se curvar a um sistema que não dá vazão ao diferente, finalmente, passa a refletir sobre a vida, o mundo e sobre si mesmo. Um belíssimo e comovente vídeo sobre o poder da imaginação, que todos têm, mas que nem todos conseguem deste transe despertar...
Afinal, estamos sendo educados para quê? Somente para o trabalho, como querem os utilitaristas? Ou pra o mundo e a vida, como pregam os libertários? Para o trabalho, sempre digo, já existe o ensino profissionalizante, o que não impede que todo ato de educar seja libertário, independente da finalidade... Educação é universal e deve ser pensada também em função dos valores humanos e sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário