sábado, 22 de setembro de 2018

Ballet Rotoscope e a Dança com algoritmos, de Masahiko Sato (a arte em toda parte)




O vídeo acima Ballet Rotoscope, descobri via Twitter de Vanize Lemos, jornalista, repórter e fotógrafa de Teresina, Piauí, Brasil.
Trata-se do fantástico balé do artista japonês Masahiko Sato e do grupo Euphrates, e, segundo Vanize, "os movimentos do ballet são traçados por geometrias geradas por algoritmos, através da rotoscopia, para revelar a beleza geométrica da dança".
Noutro dia, estava conversando com meus alunos do 2º ano do ensino médio, na disciplina de "PDI - Profissões digitais inovadoras", que criei na escola onde atuo, e falávamos justamente da linguagem dos algoritmos: os da natureza e os digitais. Um dos alunos comentou sobre a proporção áurea. Assistimos alguns vídeos sobre o tema e refletimos sobre arte, cultura ciência e tecnologia na educação e na sociedade.
E eis que, dias depois, descubro esse vídeo incrível sobre a dança dos algoritmos nesse balé, chamado Rotoscope, produzido pelo artista japonês Masahiko Sato e o grupo Euphrates e que, segundo minha amiga Vanize Lemos, "os movimentos do ballet são traçados por geometrias geradas por algoritmos, através da rotoscopia, para revelar a beleza geométrica da dança".
Simplesmente mágico, divino, criativo e tecnologicamente impressionante.
A arte está em toda parte e este material comprova minha alegação, seja em sala de aula ou no cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário