domingo, 28 de fevereiro de 2021

Matrioska: da trajetória das "bonecas russas" ao professor multifuncional e os ensinos presencial, remoto e híbrido [reflexão pedagógica, metodológica, didática e social]




O vídeo acima, Como Nasceram as Matrioskas, encontrei no YouTube, após pesquisar sobre este termo: matrioska, que é derivado de "mater", em latim, mãe; e que comumente também é denominado de "Bonecas Russas", já que é um costume associado àquele país, de uma boneca maior conter um seu interior a sucessão de outras bonecas idênticas, de menor tamanho, quase como uma dízima periódica em formato menor ou um efeito espelhado em menor escala.
Este vídeo localizei após assitir a outro, com esse "efeito matrioska", vejam no link a seguir, do Thumbs, em que um rapaz mostra uma cadeira que contém em seu interior diversas cadeiras menores:

CADEIRA "MATRIOSKA"

Ambos os vídeos me fizeram refletir se, como professor, poeta, escritor, pai e cidadão, não sou tambpem uma matrioska, ou seja, uma figura que contém em si uma trioska, uma oska e uma ka, conforme a lenda a respeito da criação da tal boneca russa, que segundo o vídeo inicial, possui uma versão didática, uma espécie de História em Quadrinhos no corpo de cada boneca, que serve para a contação de histórias para crianças, uma HQ artesanal bem interessante.
Durante nossa vida, de certa forma, somos, sim, uma matrioska, sejamos pais ou professores, poetas ou escritores, artistas ou cidadãos, sonhadores ou trabalhadores, pois incorporamos dentro de nós, toda uma experiência de "vidas passadas" dentro de uma mesma vida. Exemplo: Inicialmente minha graduação foi em Direito, depois migrei para as Letras, e atualmente conclui a Pedagogia, minha terceira graduação e cada uma dessas áreas complementa meu fazer pedagógico, metodológico, didático, filosófico e sociológico, pois para dar aulas de Produção Textual, em determinado momento, lembro-me das técnicas da redação jurídica, em que o menos significa mais, da concisão, clareza, objetividade que alguém que vai prestar exame e fazer uma Redação do Enem precisa ter. Certos recursos didáticos da Pedagogia me permitem pensar o coletivo em atividades interdisciplinares; as Letras me deram uma bagagem para propostas intertextuais, "tudo junto e misturado", como diz um ditado popular. Somos matrioskas, trazendo dentro de nós vidas trioskas, oskas e ka, de tudo que já fizemos e colocamos em nossa bagagem cultural, artística, histórica e social.
Portanto, o bom educador, seja ele professor, pai ou outro profissional, é aquele que busca em si, outras "bonecas russas" para trabalhar e interagir com outras pessoas, dentro dessa dinâmica cada vez mais multifuncional, ainda mais se pensarmos o ato de educar, como algo além da escola, do docente, mas algo mais amplo e universal. Afinal, a família educar, a escola instrui e a sociedade ensina uma lição de vida.
Em minha matrioska particular, foi preparado para o ensino presencial, precisei me reinventar no ensino remoto (100% online, em 2020) e depois me readpatar e me reinventar ao ensino híbrido (em 2021), retornando, por causa da bandeira preta em relação aos casos de Covid-19, ao ensino remoto novamente: matrioska, trioska, oska e ka. Sem essa bagagem, cada passagem seria muito mais complexa, pois tudo requer que tenhamos consciência de que siomos atores sociais neste grande teatro,ora mágico, ora trágico da existência. E assim, ser um educador "matrioska" é ser uno, embora complexo; diferenciado sendo multifuncional e multifacetado; criativo e pragmático; objetivo e poético; ético e estético; pedagógico e filosófico e por aí vai.
Mais que isso, contenho em mim, todos os meus professores, familiares, amigos, conhecidos, colegas e todos aqueles que cruzaram meu caminho e me mostraram exemplos positivos e negativos que me fizeram refletir sobre a condição humana, política, profissional e social. Contenho em mim, todos os meus poetas e escritores preferidos, que me fizeram ver o mundo com seus olhos; dos os compositores e poetas que com suas letras e canções ampliaram meu horizonte de visão; dos os diretores e atores que com seus filmes (Sociedade dos Poetas Mortos, Escritores da Liberdade etc) me fizeram espelhar a ficção na realidade, e vice-versa. Enfim, somos a reunião de tudo aquilo que nos compõem.
Para complementar esta postagem, indico o vídeo a seguir, intitulado A LENDA DA MATRIOSKA, que serve para uma atividade de contação de histórias sobre a Mamatrioska:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário