sábado, 27 de fevereiro de 2021

Whiteboard: lousa branca digital para aulas online mais criativas e interativas via aplicativo Microsoft Teams [e JamBoard do Google Drive]




O vídeo acima, Microsoft Teams: Whiteboard, encontrei no YouTube e é um ótima recursos para tornar as aulas online, mais criativas e interativas, através do aplicativo Microsoft Teams, pois ele este recurso (lousa branca) já vem inserido no mesmo, permitindo que o professor possa utilizar vídeos, textos, imagens, animações etc em suas intervenções digitais.
A lousa branca permite que um professor insera uma rquivo em PDF e use a caneta e marca texto digital, para destacar, selecionar, digitar sobre o material, dinamizando sua aula virtual, seja em produção textual, matemática, artes etc.
É um recurso de fácil utilização, por ser intuitivo, como o é um paint brush, só que com maiores funcionalidades para dinamizar as aulas remotas do professor digital, permitindo que o aluno também interaja com a mesma, a partir de permissões que o educador dê aos que estarão acompanhando aquela atividade.
O vídeo em questão é bem didático e recomendo também outro, sobre o mesmo tema (lousa digital), logo a seguir:



Em tempo: Quem quiser utilizar um recursos semelhante, tem a JAMBOARD, a lousa digital do Google, dentro do Google Drive / Gmail, que indico vídeo logo abaixo:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

6 comentários:

  1. Muito bom, amei as dicas que irão me ajudar muito em minhas aulas online! Estou lançando um blog para ajudar as pessoas nestes tempos de isolamento com várias dicas de cursos online grátis, caso queira dar uma passadinha lá quando tiver um tempinho acesse: Dicas de cursos online grátis com certificado gratuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gislaine. Fico feliz em saber disso. O objetivo do blog é compartilhar as descobertas que são trocadas comigo. Vou visitar teu blog, sim. Parabéns e sucesso!

      Excluir
  2. Que legal, já trabalho com o Google Drive, as ferramentas são excelentes, nos ajudam muito a desempenhar o nosso trabalho nesse momento de aulas online. Já fiz uma experiência com o JAMBOARD, é uma ferramenta riquíssima para ser explorada.
    Parabéns, Zé Roig, seu blog é um espaço maravilhoso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilzete, sim, são ferramentas interessantes para dinamizar as aulas. Grato pela visita e comentário. Um abraço.

      Excluir
  3. Muito bom!
    Eu como Professor de Matemática estou maravilhado como o Microsoft whiteboard, depois de tanta pesquisa, parece que encontrei tudo que precisava para começar, junto com o mesa digitalizadora XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ), tô muito contente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino. Parabéns pelo investimento e grato pela visita e comentário.

      Excluir