terça-feira, 8 de junho de 2021

Melhor Amigo: curta-metragem de animação sobre a solidão acompanhada e amizade virtual que lembra episódio de Black Mirror e filme Matrix




O vídeo acima, Best Friend [Melhor Amigo], trata-se de curta-metragem de animação de 2018, com produção da escola de cinema Gobelins, da França e foi indicação de minha ex-aluna Ursula Marques.
Antes, sugiro que ativem as legendas e depois a tradução automática do YouTube, clicando nos ícones (de página e engrenagem] no canto inferior direito da janela de exibição do vídeo.
Conforme sinopse: "Num futuro próximo, um homem solitário se tornará viciado em um produto chamado 'Melhor Amigo' que lhe proporciona amigos virtuais perfeitos. Em um futuro próximo, um homem solitário se tornará viciado em um produto chamado 'Melhor amigo', que lhe oferece amigos virtuais perfeitos."
Ao assisitr ao referido audiovisual, lembrei instantaneamente ao filme Matrix que trata de uma simulação da realidade e ao episódio 03 "The Entire History of You" [Toda a Sua História], da 1ª temporada do seriado Black Mirror, em que o jovem tem um implante que permite revisitar suas memórias, conforme resenha a seguir, do canal Elegante:



Essa experiência intertextual que "Melhor Amigo" remeteu também a uma citação de Nietzsche bem apropriada "A solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas... Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia."
Cada vez mais as pessoas ficam dependentes de Inteligências Artificiais, de jogos, de contato não humano em seu cotidiano.
Na animação, mostra que o vício do protagonista chega ao extremo de, ao ser atacado e roubado de seu dispositivo implantado na lateral do rosto, quando se recupera do trauma, logo se percebe que ele tem outro implante, no outro lado e uma voz do "Melhor Amigo" o desperta. Como em Black Mirror e Matrix, que discutem o lado sombrio das tecnologias digitais, "Bets Friend" é provocador também e serve como ótimo material para reflexão com jovens sobre esse impacto de estarem conectados a esses paraísos artificiais [parafraseando livro de Baudelaire], paraísos aetificiais e digitais que precisam ter um uso adequado para que não se perca justamente a noção da realidade.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário