domingo, 1 de agosto de 2021

Qualichat: Ferramenta desenvolvida na Unicamp auxilia em pesquisas sobre notícias falsas [fake news] no Whatsapp




O vídeo acima, Qualichat - Combatendo Fakenews em Grupos de WhatsApp, é uma "Ferramenta desenvolvida na Unicamp auxilia em pesquisas sobre fake news no Whatsapp", ou seja, uma ótima ferramenta ára pesquisadores, professores, alunos e todos aqueles que precisam checar informações, principalmente no mundo digital, cada vez mais poluído com desinformação generalizada.
Conforme notícia no portal da UNICAMP: "O software Qualichat, desenvolvido na Unicamp com o objetivo de ser uma ferramenta de combate às fake news, está com chamada aberta para pesquisadores que desejem utilizá-lo. A chamada inclui também tutoriais acerca do uso da ferramenta, que foi desenvolvida pelo pós-doutorando do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Fernando Nobre Cavalcante. Através do software, pesquisadores podem realizar análises de grupos do aplicativo WhatsApp, de forma gratuita".
Para saber mais sobre o referido software, recomendo a leitura da íntegra da notícia, no link a seguir:

UNICAMP: Ferramenta desenvolvida na Unicamp auxilia em pesquisas sobre fake news no Whatsapp

Ainda, segundo notícia, "O projeto também é resultado de debate com o Laboratório de História da Comunicação e Mudanças da Mídia da Universidade de Bremen, na Alemanha, e recebeu investimentos da Associação de Ciências Políticas dos Estados Unidos para os custos do desenvolvimento."
Conhecimento compartilhado, o futuro, não apenas da educação, da sociedade, mas da própria humanidade.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário