sábado, 31 de julho de 2021

"Sentir-se através": curta sobre adolescente sem-teto que conhece homem surdo-cego e desenvolve múltiplas linguagens para se comunicar [Ligando os pontos]




O vídeo acima, Feeling Through, descobri nos vídeos correlatos do YouTube, no canal de curtas-metragens Omeleto. [Recokendo que ativem as legendas e depois a tradução, através dos ícones no canto inferior direito da janela de exibição do mesmo].
O referido audiovisual já teve mais de 4 milhões de visualizações, com direção de Doug Roland, e é um curta que gira em torno da improvável amizade que surge entre "um adolescente sem-teto [que] conhece um homem surdo-cego que muda sua vida para sempre".
O enredo conta esse encontro entre dois mundos e as múltiplas formas de linguagem que se manifestam nessa interação, pouco usual, de um jovem conectado ao seu celular com um homem que não vê nem ouve. Da tentativa de ajudar este a atravessar a rua, se estabelece o primeiro contato, através de uma folha com escritos, depois vão surgindo outros modos de "conversação", como a linguagem das mãos, mais precisamente, da escrita com dedo na palma da mão.
Mais adiante, o jovem chamado Tereek, fecha os olhos, tapa os ouvidos para tentar, de forma empática, entender o que X sente. Um exercício de alteridade, de colocar-se no lugar do outro. Inclusão no sentido amplo do termo...
E o mais interessante desse cruta é saber depois [conforme vídeo documentário, logo a seguir] que o ator que interpreta alguém do surdo-cego é de fato uma pessoa surda-cega, o que pode ser constatato no Documentário "Connecting the Dots" [Ligando os Pontos], justamente sobre o primeiro ator DeafBlind [Surdo-Cego] a estrelar num filme. Recomendo tambpem ativar legendas e depois tradução do YouTube:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário