segunda-feira, 20 de setembro de 2021

O Gatinho: curta de animação argentino sobre uma viagem existencial da cidade até o deserto da Patagônia




O vídeo acima, El Gatito [O Gatinho], trata-se de curta de animação argentino, com roteiro e direção de Pablo Siciliano, cujo protagonista é um gatinho que perambula pelas ruas de Buenos Aires até qie acaba involuntariamente pegando carona para uma viagem até o deserto da Patagônia.
A mini série de animação tem produção de Game Ever Studio e foi uma preciosa indicação do colega e amigo Jarbas Novelino, educador de São Paulo, SP, Brasil.
A história giram em torno de um o gatinho que vê TV e se identifica com o leão no vídeo. Em seguida, o caminhão do lixo que recolhe os sacos da calçada e deixa descoberto um ratinho. Então, o gatinho passa a caçar ratinho, numa projeção da tela para a rua, atravessando a cidade até se escondenrem em outro caminhão. O gato acaba sendo enganado pelo rato que foge, e o gatinho é levado para o deserto, sendo caçado pelo gavião, conhecendo os outros animais do local, tatu, e um cão idoso.
Ao experimentar um frutod esconhecido, o gatinho acaba tendo intoxicação alimentar. Na sequência, no dia seguinte, liberta um pássaro do arame farpado, promovendo a alteridade, carregando o pássaro ferido nas costa, num exercício de empatia.
O pássaro que não voa não serve ao grupo, que o deixa pra trás, é preciso se adaptar às mudanças, os ventos mudam de direção.
Na corrida da vida seguem juntos pela estrada que corta o deserto. Ao serem perseguindos pelo cão idoso, enquanto tentam carona noutro caminhão rumo à cidade, o pássaro consegue voar, o cão ser adotado por uma menina que passa de carro e o gatinho retoma sua solidão até que encontra um lar de um menino solitário como ele.
Uma pequena animação e uma metáfora da vida que serve a diversos públicos e possibilita várias interpretações.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário