terça-feira, 12 de outubro de 2021

Achados e Perdidos (Lost Property): curta de animação que trata da relação entre idosa com Alzheimer e o seu "fiel depositário"




O vídeo acima, Lost Property [Achados e Perdidos], trata-se de curta-metragem de animação, de 2014, com roteiro e direção de Asa Lucander que, conforme sinopse no YouTube, é "ilustradora e animadora finlandesa, criou um curta metragem que aborda a perda de memória causada pela doença de Alzheimer."
Lucander afirma que a obra "trata da esperança, da persistência e da devoção, representa uma doença que nos rouba de quem somos"; e, de fato, a animação causa um impacto, surpresa e empatia com o espectador que se afeiçoa àquela idosa que pontualmente, todos os dias, vem ao "Escritório de Achados e Perdidos" com uma fotografia de algum objeto pessoal, tentando encontrá-lo, diante de um vasto acervo de coisas semelhantes. O senhor que aguarda todos os dias a senhora, atrás de sua escrivaninha, aparente ser um desses burocratas encarregados de guardar coias perdidas à espera de seu proprietário e assim se passam os dias nessa monotonia.
Entretanto, nas últimas cenas desvenda-se o mistério e a mulher idosa, portadora de Alzheimer, uma doença degenerativa que faz com que se perca a memória, enfim, desocbre algo familiar: uma aliança e através dela rememora algumas daquelas imagens perdidas do álbum de fotografias do casal, haja vista que o burocrata é seu marido e guardião das memórias perdidas da esposa.
De certa forma, para quem possui um ente querido com Alzheimer, aquele que guarda as memórias alheias [a propriedade perdida], preserva-as, como num escritório de achados e perdidos é o "fiel depositário", termo jurídico dado a quem é responsável pela guarda de um bem de outrem.
Num casal apaixonado, cada qual é o fiel depositário das memórias do outro e do próprio casal, pois são elas, mais que os bens móveis, que alimentam a própria relação.
Uma bela, poética, filosófica e criativa animação para tratar de um tema complexo e relevante.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários:

  1. Lindo filme! Obrigado por compartilhar. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosvita. Sim, muito bom. Grato pela visita e comentário. Desculpe-me a demora em responder. Algo me bloqueava no blog rss Abraços,

      Excluir