O vídeo acima, encontrei no Instagram de Ednaldo Bolgari com o título de "A desiguldade social", mas é uma breve reflexão do professor Clóvis de Barros Filhos, que além disso é jornalista e filósofo, e que trata neste fragmento de uma palestra ou aula de múltiplos conceitos que se etrecruzam, se complementam, se explicam, através do relato de um incidente na sala de aula: o atraso dos alunos.
Clóvis, com maestria - qualidade dos maestros ou mestres - conduz sua fala tratando de pontualidade e empatia, de desigualdade social e meritocracia. Enfim, sobre realidades diversas, não apenas no mundo da educação, mas do trabalho e na sociedade em geral.
Bem-aventurados aqueles que podem apenas se dedicar aos estudos, morarem próximo o ter veículo próprio para serem sempre pontuais. Meritocracia às custas do cartão corporativo ou mesada dos pais é fácil, quero ver o mérito se destacando quando é preciso trabalhar para poder estudar, conciliar a vida familiar e profissional com os estudos. Os que não conseguem vislumbrar isso, certamente, não serão bons juízes, advogados, engenheiros, empresários, médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas etc, pois serão incapazes de se colocar no lugar do outro, de perceber a distância quilométrica entre o IDEAL e o POSSÍVEL, entre a Utopia e a Realidade.
Um belo naterial para a introdução de uma aula de Filosofia, Sociologia, empreendedorismo, inclusão social e muito mais.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário