O vídeo acima, Uma carta de despedida de uma adolescente para o seu celular, presente no Instagram de William Borghetti, professor e neurocomunicador [que discute a AdolesCiência: a ciência do adolescente] e me foi indicado pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora em Rio Grande, RS, Brasil.
O vídeo em questão, trata-se de um interessante audiovisual e reflexão sobre uma produção textual de uma adolescente [a enteada do William] que de despede do seu amigo virtual, um equipamento eletrônico, como se fosse de uma amigo sempre presente em seu cotidiano, como de fato o é para a maioria dos jovens contemporâneos, já nascidos com a internet, mídias e redes sociais incorporadas ao seu dia a dia.
A carta é decorrente da legislação que passou a vigora neste início de 2025, proibindo o uso desses euipamentos eletrônicos no ambiente escolar, para impedir a dispersão, desatenção e o rendimento escolar dos alunos.
A reflexão que William faz em cima da reflexão de Larissa [akuna de 1º ano do ensino médio] é oportuna e pode servir como uma boa dinâmica para o retorno ás aulas neste novo contexto, pedindo aos jovens estudantes que, como Larissa, expressam suas sensações sobre o lado positivo e o negativo de ter um companheiro quase inseparável, como é o fone celular: que foi importante na pandemia, mas que também é um agente de desequilíbrio, quando usado sem controle algum seja na escola, na família, no trabalho, na sociedade, em toda parte.
Há que se discutir também o uso sem controle algum de pais e/ou responsáveis fora do ambiente escolar, varando madrugadas, por horas a fio que causam dependência, depressão, sujeito a bullying.
Proefessores, gestores escolares e públicos, pais e/ou responsáveis, cada qual possui seu papel social nesse tema, e, normalmente, cabe a escola resolver primeiro problemas que são da sociedade. Uma lei, por si só, não resolverá algo que é cultural e social, mas já auxilia, apontando caminhos. Que o uso excessivo, seja do que for, é algo que precisa ser controlado. Não por acaso se chama usuário dois setores da sociedade, por conta dessa dependência: o das drogas e o dos meios digitais.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário