sábado, 1 de fevereiro de 2025

"O próximo Albert Einstein?": dois infinitos igual a 16! Uma soma inusitada e uma lógica reversa [memes, filosofia e tecnologia]




O vídeo acima, The next Albert Einstein? [O próximo Albert Einstein], encontrei no Instagram de Physics Fun, e, obviamente, trata-se de um meme, uma peça de humor que serve para refletir sobre coisas sérias como lógica, criatividade, inovação, filosofia entre outras.
De certa forma, é um vídeo genial, justamente por ser uma provocação e estímulo à imaginação, pois é possível com ele refletir sobre linguagens, imagens, humor, raciocínio lógico e matemático, escrita literal e semântica, abstração e muito mais.
Excluindo o elementod e humor do vídeo é possível discutir sobre formas de ver o mundo além de modelos, paradigmas. Muitos dos gênios da humanidade foram aqueles que vendo o óbvio, buscaram outros caminhos. Nicolau Copérnico, Johann Kepler, Galileu Galilei, Isaac Newton, Charles Darwin, Friedrich Nietzsche e o próprio Einstein. Teorias que partiram de abstrações e nos fizeram ver o mundo de outra forma, além do visível e previsível, buscando aquilo que aparentemente estava invisível para boa parte da sociedade. Mas estava todo tempo ali. Pitágoras há mais de 2500 anos já deixava entender que se a matemática já não existisse na natureza, antes mesmo de percebê-la, ela precisaria ser inventada. A lei da gravidade existiu sempre, antes da Newton a descobri-la, assim como a lei da relativdade de Einstein e outras mais.
Por isso, antes de se ridicularizar um pensamento heterodoxo no ambiente escolar, cabe refletir, debater, trocar ideias a respeito sobre as inúmeras possibilidades de ver o mundo noutras perspectivas. Ideologia significa justamente "ideia, visão de mundo". Até a invenção de microscópios e telescópios, esses micro e macrocosmos eram invisíveis ao olhar humano, por exemplo. "Ao infinito e além!", como diria o conandante Buzz Lightyear, da animação Toy Story.
É preciso valorizar a arte, a cultural, o pensamento criativo no ambiente escolar e de trabalho.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direita desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário