sábado, 20 de dezembro de 2025

Water Lily: curta de animação que é pequena metáfora do amor em sentido amplo, e da empatia #CinEducação




Descobri o curta de animação Water Lily nos vídeos correlatos do YouTube e por conta de sua temática e beleza das imagens, considero-o como uma pequena metáfora do amor em sentido amplo, da empatia social, do tentar entender o outro, de colocar-se no lugar do outro.
De acordo com a descrição do vídeo no YouTube, trata-se de um curta francês, de 2015, adaptando um conto japonês inventado sobre o nascimento da flor de lótus [Water Lily, espécie de planta aquática, cujo nome científico é Nymphaea, pertencente à família Nymphaeaceae e presente em lagos, lagoas e rios de água doce].
Mais que isso, é uma animação que toca fundo o lado humano, do convívio com a natureza e do que é ser humano, valorizando o meio ambiente, em plena interação e integração. Tanto que o final é bem simbólico dessa intersecção entre o sagrado e o profano, entre o mágico e o trágico, o poético e o filosófico, o conhecido e o desconhecido, o real e o imaginário, o natural e o artificial.
Um belíssimo material para um projeto de educação ambiental e/ou uma oficina de produção textual a partir da leitura crítica e da escrita criativa, com alunos do ensino médio.
Mais um audiovisual para se integrar ao marcado #CinEducação que reúnem filmes, animações, curtas, clipes, cenas de filmes etc com fins educativos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário