sábado, 6 de fevereiro de 2010

O olhar do educador


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=C3trLt0IoOw

O vídeo acima é indicação da coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, residindo em Itamonte - Minas Gerais - Brasil, e editora dos blogs Educando o Amanhã e Ne Quid Nimis.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Este vídeo traz uma reflexão sobre o posicionamento do professor diante da diversidade encontrada dentro das salas de aula. Foi desenvolvido a partir de uma fala de um orientador pedagógico e estudioso da Dislexia.

Um comentário:

  1. Roig
    A maior riqueza que temos hoje na educação são as infinitas possibilidades para se elaborar aulas criativas e participativas. Não há mais desculpa para a "aula-missa" aquela na qual todos os alunos já sabem as respostas previstas, pré-determinadas; aquelas aulas enfadonhas em que dormimos pois não há muito o que participar no cuspe e giz da lousa fria e riscada. Não, temos tantos estímulos para o trabalho em equipe e percebemos que há colegas que em nome da preguiça (ou sob a alegação de que "a escola não me paga o suficente para eu me dedicar tanto") ainda seguem o modelo castrador, incoerente e silenciador do magister dixit e da aula sonífero que molda as crianças e adolescentes à sua forma caquética que só atrasa o progresso intelectual de quem deveríamos saber guiar na senda do saber.
    Obrigada mais uma vez amigo, pelo incentivo e por acatar com seu coração bondoso, as minhas singelas indicações
    Beijo de paz
    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir