segunda-feira, 5 de abril de 2010

Salvar arquivos de texto no Writer usando extensão .doc


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FhzXTBiPI_0

A vídeo aula acima, descobri no blog Aplicativos Educacionais. Trata-se de conteúdo que desenvolvo nos cursos de Educação Digital, com o Linux Educacional, e principalmente no editor de texto do Linux, chamado Writer, semelhante ao Word, do Windows.
Na verdade, há um mito de que o Linux seja incompatível como o Windows. Apesar de sistemas operacionais diversos (Linux e Windows), ambos possuem mais semelhanças do que discordâncias.
Quem sabe usar o editor Word, adapta-se com relativa facilidade ao Writer, e para que o arquivo de texto produzido neste possa ser lido naquele, basta seguir o procedimento indicado no vídeo acima.
Ou seja, ao nomear o arquivo, e clicar abaixo no Tipo do mesmo, para salvá-lo como extensão .doc, ao invês de .odt.
Feito esse simples ajuste e o texto continua integral, sem nenhuma alteração, e será lido em qualquer editor de texto e/ou sistema operacional.

Apresentação do vídeo acima, no Aplicativos Educacionais:

Você que trabalha com o BrOffice Writer já deve ter passado pela situação de salvar um arquivo de texto no Writer e não se atentar para o formato, que por padrão no Writer é (.odt) e quando vai abrir o arquivo em outra maquina que tem o S.O Windows com seu editor Word,o arquivo não é reconhecido e você se irrita com isso; Quando temos o BrOfifice instalado no Windows é só abrir o arquivo com o Writer e salvar no formato (.doc) mas, se você não tem o programa, logo, você tem um problema. Pois é seus problemas acabaram! Na vídeo aula abaixo vou explicar como acabar com este problema mudando a configuração padrão do Writer e sempre salvar seus arquivos no formato (.doc) que pode ser executado tanto no Word como no Writer.
A vídeo aula foi feita no BrOffice versão 3.1 para Windows mas, no Linux a sequência é exatemente igual.
Trabalho com a convergência de maquinários e usuários, e para tanto os recursos tecnológicos, independentemente de serem software proprietário ou livre, precisam ser usados de forma a aproveitarmos as suas possibilidades e recursos disponíveis. Usar um sistema operacional não inviabiliza o uso do outro... Ambos são ferramentas de apoio à prática escolar do educador que pretenda utilizar-se da tecnologia em seu trabalho.

Fonte:
http://aplicativoseducacionais.blogspot.com/2009/10/mudando-o-formato-padrao-de-salvar.html

2 comentários:

  1. Nota 10! Foi de extrema ajuda seu vídeo
    obrigada
    dal.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom cara! valeu demais seu post

    Gostava de saber como vc trabalha em linux se não tem nenhum programa desenvolvido que funcione em linux como excel que dê para guardar como .xls? tou memo embrulhado com essa... :s

    Abraço, Telmo Barbosa

    ResponderExcluir