quarta-feira, 21 de julho de 2010

Educopédia



"A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais que podem ser feitas por alunos sem a ajuda de outras pessoas ou utilizadas por professores dentro das salas de aula. Alunos e professores poderão acessar as aulas de qualquer lugar e a qualquer hora. Os professores poderão fazer o download dos planos de aula e dos PPTs das estruturas das aulas digitais. Cada aula digital cobre temas, competências e habilidades das orientações curriculares da SME. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem a 32 semanas de dias letivos.
- As atividades do plano de aula incluem atividades presenciais e virtuais. As atividades virtuais incluem exercícios, vídeos, animações, podcasts, jogos e outros recursos educacionais abertos que podem ser encontrados na internet e são relacionados ao tema da aula".



Educopédia

==> Educopédia por uma Educopedista

(Raphaella Marques de Carvalho*)

O projeto Educopédia nasceu com Rafael de Carvalho Pullen Parente que plantou a semente em 2010 nas principais instituições brasileiras tais como: MEC, SME RJ, Oi, UFRJ, Fundação Roberto Marinho, Cultura Inglesa, Nova Escola, entre outros. E expandiu até entrar em nossas vidas entre abril e maio e tem sido uma segunda vida para muitos professores, pelo menos para mim. A dinâmica de trabalho é online e o email, twitter e blog são os meios de comunicação entre membros.
Acredito que a proposta será um sucesso entre os alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro a partir de agosto, porém, já vejo uma grande vitória no processo que antecede o laboratório de informática. Observo nos bastidores a euforia, animação e renovação entre os professores e toda a equipe pedagógica e técnica.
Seja para quem vai se aposentar ou quem está entrando no magistério do Rio de Janeiro, no meu caso, é uma movimentação de sentimentos e trocas de experiências que nunca vi numa equipe que trabalha virtualmente.
Acho que a integração e união são à base desse sonho de quebrar paradigmas, de ser o beija-flor na floresta em chamas e de ser o autor desse tempo na história desses alunos. Flexibilidade e dinâmica são as almas dos professores que vêm aprendendo e reaprendendo constantemente, que vivem online nas noites, madrugadas e finais de semana, atuantes e vivos para construir uma nova perspectiva na educação.
É um grande momento de fazer a diferença. Se vai dá certo, não sabemos. Trabalhamos com pessoas e enfrentamos diversas questões, mas a esperança é a força para que nosso objetivo se concretize. Educopédia está sendo feito com muito carinho e competência e está chegando. Em breve!

*Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro – E.M.Renato Leite, produtora de aula da Educopédia e moderadora do Blog da Educopédia (http://educopedia2010.blogspot.com).

Email: raphaellaclio@gmail.com / twitter: bellacllio

Observação do Educa Tube:

Conheci a proposta da Educopédia, via Twitter, através da própria Raphaela, e desde os primeiros comentários da mesma, essa ideia me interessou, principalmente para divulgar a outros educadores, via blog.
Cada vez mais tenho a consciência de que iniciativas como essa, de criar bancos de dados e de produção do e para o ambiente escolar, disponibilizando ao próprio educador, alunado e determinada comunidade é o futuro da própria Educação, incentivando o trabalho colaborativo entre educadores e este, entre seus alunos. Socializar o conhecimento além dos muros da escola, utilizando-se dos multimeios como forma de reprodução e de produção de material educacional próprio, particular, incorporando ferramentas como orkut, twitter, msn, etc é mais que um desafio; no futuro, será uma necessidade ao mídia educador - aquele professor que se apropria das hipermídias de forma colaborativa com seu alunado.
A Educopédia é uma dessas iniciativas que merece ser divulgada.

5 comentários:

  1. Muito bom fazer parte desse novo universo!
    Obrigada pelo convite e disponha!
    E venha conhecer o RJ:)

    bjs Raphaella

    ResponderExcluir
  2. Opaaaa! Muito legal sua publicação sobre a Educopédia, uma honra para nós. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da parceria! Colocarei o seu selo no meu blog...Literatura e cinema tudo de bom!
    http://tramasdaleitura.blogspot.com
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo,
    Que honra!. Obrigada pelo prestígio do espaço!

    @Lilian_Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Caros colegas da "Marvel City", que prazer receber visita e comentário de voc~es.
    Sempre divulgo, em palestras, cursos, projetos e atividades diversas envolvendo educadores, a Educopedia, como um dos ambientes de aprendizagem em rede que eles poderiam visitar e fazer suas observações.
    Parabéns pela ideia. O mundo á colaborativo e cooperativo, e a educação não tem fronteiras. Educar é um ao universal e a aprendizagem, idem.
    Abraços a todos! Zé Roig.

    ResponderExcluir