sábado, 10 de julho de 2010
Pequena grande contadora da histórias
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WFs0gAXsDo8&feature=player_embedded
Reproduzo (logo abaixo)a íntegra da apresentação do belo vídeo acima, Pequena grande contadora de histórias, indicação da coleg'amiga Elisângela Zampieri Panisson, educadora de Curitibanos - SC - Brasil, e editora dos blogs Sobre Educação e Et Cetera, por considerar que suas palavras contemplam minha opinião. (Como educador, também compartilho da ideia que devemos incentivar o despertar da criatividade que todo aluno tem em si.)
Pequena grande contadora de histórias
por Elis Zampieri:
Picasso dizia que toda criança é artista, o problema é permanecer artista depois que cresce. Tenho essa mesma impressão quando penso em criatividade. Crianças são naturalmente criativas e inventivas, enquanto o adulto pelo senso valorativo e comparativo apurado e pela falta de estímulo, muitas vezes atrofia essa capacidade.
O professor Jarbas, do Boteco Escola indicou e eu roubei o vídeo pra cá. Trata-se de uma pequena grande contadora de histórias que com uma criatividade invejável desenvolve uma narrativa cheia de personagens e detalhes curiosos.
Enjoy!
Descrição do Vídeo:
Era de manhã, o ursinho Pooh e o Tigrão acordaram e viram que os bebês macacos tinham sumido. E então os bebês macacos estavam perdidos nas árvores. O que aconteceu então? Eles viram morcegos. Eles viram crocodilos, hipopótamos, girafas. Eles tinham feito uma viagem muito longa. Eles nem pegaram o trem. E eles viram um crocodilo, eles viram sapos, caixas com animais que eram pobres, que estavam perdidos, pessoas que queriam colocar na jaula os animais que eram pobres, que nao tinham nada para comer, eles nao tinham nada para pagar, eles estavam em algumas árvores assustadoras, com hipopótamos, crocodilos, monstros e fantasmas. O Tigrão pulou nas árvores, muito alto e ele viu os macacos, ele agarrou com suas mãos e desceu de volta com os macacos. E daí o Tigrão e o Ursinho Poofh estavam indo para a floresta para achar alguns morangos, mas a bruxa nao concordava com nada disso, porque aqueles eram seus morangos, então eles lutaram, lutaram e o leão venceu e ele era o rei,ele tinha um capacete, uma espada e...como você fala quando você se protege? (A mãe) Um escudo! A pequena continua: E poderes mágicos! E então, eles viram várias coisas. Coisas muito bonitas: tinham flores, o sol, as nuvens!Muitas coisas! Mas tinah algo acontecendo errado, porque tinha um crocodilo que estava dormindo na grama, e se você pisasse nele ele ia acordar e iria comer os bebês! Então alguma coisa deu errado de novo porque o hipopótamo não estava na água e ele preferia se matar. Então o leão matou o hipopótamo e eles foram para o céu, mas o hipopótamo nao sabia, ele nao quaria ir para o céu, entao ele decidiu nao ir pro o céu. Mas o leão disse: "Agora ja é tarde, você decidiu estar morto no céu!" E entao foi merecido pro leão porque ele nao tinha mais poderes e daí o poder foi para o hipopótamo e o hipopótamos era alérgico à magia. O hipopótamo e o leão e o tigre, eles chegaram ao local e eles viraram "caixa de frango" daí a "caixa de frango" foi para outro animal que era muito mal, tremendamente muito mal, e tinha um mamute! O mamute tinha garras, poderes para mandar as pessoas para o céu! Até os animais! E então, tinha uma mulher que tinha um anel, igual o seu mas era diferente, porque era laranja, daí o anel laranja fez (faz um ruído) e matou todas as bruxas, Assim, as pessoas ficaram em paz e as pessoas podiam fazer o que elas quisessem e as crianças também. Agora acabou.
Sugiro também uma visita ao blog Boteco Escola, do prof. Jarbas Novelino, que considero um espaço virtual de aprendizagem em rede, pelo material lá disponibilizado a pelas reflexões que proporcionam ao leitor.
Existem professores que educam alunos e fazem um ótimo trabalho, mas existem professores que formam outros educadores e esses são fundamentais. Novelino está nesse seleto segundo grupo, em minha humilde e sincera opinião.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Zé,
ResponderExcluirNão estou aqui para comentar o vídeo. Ele já está bem comentado... Passei apenas para um alô e um agradecimento pelo crédito que você me deu. Abraço grande,Jarbas.
Caro Jarbas, eu que agradeço poder divulgar vídeos desse quilate e material de blogs educacionais como o teu, da Elis e doutros educadores que me são fonte constante de aprendizagem e de inspiração. Um grande abraço,
ResponderExcluir