segunda-feira, 5 de julho de 2010

Narcissus Lament (excerpt)

Narcissus Lament (excerpt) from liubo on Vimeo.


Fonte: http://vimeo.com/12950955
O incrível vídeo acima, Narcissus Lament(ou Lamento de Narciso), de Liubo Borissov, foi indicação indireta, via Twitter, de Polyanna Ferrari, escritora, jornalista, Profa. PUCSP e pesquisadora em mídias sociais.
Trata-se de um vídeo de apenas 30 segundos de um mosaico de imagens de pessoas frente a webcams, e como o título demonstra, o Lamento de Narciso, provoca algumas reflexões, pelo menos, para este educador.
Dentre elas, que os jovens, mais que os adultos, utilizam-se das redes sociais de forma diária, trocando arquivos variados (fotos, vídeos, músicas etc), interagindo de forma simultânea com outros tantos, enquanto acessam orkut, facebook, msn, etc.
Este é o mundo atual, em que as pessoas trocam informações a todo instante e cabe aos educadores promoverem no ambiente escolar, estratégias que possibilitem o intercâmbio educacional e cultural entre alunos e o próprio professor, além da comunidade escolar.
É um desafio para o educador do século XXI.
Recentemente (16/6/2010), assisti palestra no Seminário de TI na Educação, dia 16/6/2010, em Porto Alegre, um dos palestrantes (RUBEM SALDANHA - Gerente de Educação da Intel Semicondutores do Brasil. Mestre em Educação e Currículo na PUC-SP, na linha de pesquisa Novas Tecnologias aplicadas ao Currículo. Já atuou na gerência de Programas Educacionais da Microsoft, responsável pelos programas Desafio Digital, Aluno Monitor, Gestão Escolar e Tecnologias e Aprender em Parceria. Ex-consultor do Instituto Ayrton Senna no Programa Escola Conectada.), falou dos termos nativo e imigrante do mundo virtual.
Que nativo é essa geração que nasceu já incorporada aos multimeios e, nós, os jovens da geração passada, os atuais imigrantes que vão se integrando aos poucos ao Mundo Digital. Mas, como o palestrante enfatizou - e eu endosso -, os imigrantes tem a seu favor o fato de dialogar, ou tentar, nos dois idiomas: o seu, do passado não tão remoto assim, e o atual, já não tão moderno assim, em vista de que tudo que diz respeito às TICs, em menos de seis meses já estão ultrapassados.
O jovem, o nativo, visa mais o lado comunicativo e recreativo das TICs, enquanto o educador deve pensar nas possibilidades educacionais de ensino-aprendizagem destas ferramentas; principalmente se o professor criar a sua rede social, via Twitter, MSN, SMS, facebook etc.

Algummas das palestras do referido Seminário, podem ser acessadas, em arquivo PDF, no link abaixo:

Seminário de TI na Educação - Porto Alegre - 16/6/2010

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