quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O menor filme do mundo


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=slfOuS30aJ4

Sempre digo que grandes ideias não precisam ser em grande metragem. Um pequeno vídeo, um clipe, uma música, como introdução a uma prática escolar servem como motivação para sonhos e projetos maiores, em que a tecnologia é apenas a coadjuvante do espetáclo maior que é o processo de ensino-aprendizagem.
No vídeo acima, indicação indireta, via Twitter do jornalista Fred Navarro retuitando indicação da Revista Piauí, mostra "o menor filme do mundo", feito com uma câmera digital embutida num aparelho celular.
Evidentemente que é uma tecnologia inovadora, conforme demonstra a apresentação do You Tube, mais abaixo, mas o que deve ser inovador, no que tange a Educação é a própria prática pedagógica e nem tanto os equipamentos utilizados por alunos e professores.
Mas também fica evidente que câmera digital, celular, edição de fotos e vídeos, via Movie Maker (windows) ou KDen Live (linux), depois sua publicação no You Tube e de lá a incoporação do código em um blog, promove a divulgação de ideias e ideais, além dos muros da escola, para o ciberespaço; inspirando outros projetos ou adaptando um projeto de uma região para outra, respeitando a realidade local de cada um.
Educar é um ato universal, divulgar essas experiências para a comunidade escolar, uma necessidade cada vez maior. Não importa o tamanho do filme nem do projeto, mas a dimensão social que eles abrangem com o seu planejamento, execução e divulgação...

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Il CellScope è un dispositivo Nokia con un microscopio collegato che è stato realizzato per girare un film innovativo con protagonista una ragazza di 9 mm chiamata Dot che vive in un mondo microscopico. Tutto il film è stato girato utilizzando la tecnologia CellScope e un Nokia N8, con la sua fotocamera da 12 megapixel e ottica Carl Zeiss!

Abaixo, link para exemplo de projeto educacional, utilizando-se das TICs, desenvolvido entre professora e alunos, aqui da região sul do Rio Grande do ul - Brasil.

PRODUTO DE SALA DE AULA - campanha publicitária feito pelos alunos (Drogas)

Visitem também o blog:

PRODUTO DE SALA DE AULA, da profª Rosãngela Samaniego

Nenhum comentário:

Postar um comentário