quarta-feira, 4 de julho de 2012

Todo o trabalho e todo o jogo: a geração "Millennials"

All work and all play (legendado) from Box1824 on Vimeo.



O vídeo acima, Todo o trabalho e todo o jogo, foi indicação via Facebook da coleg'amiga Márcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Conforme apresentação no Vimeo: "Este vídeo é o resultado de diversos estudos realizados pela Box1824 e é um projeto sem fins lucrativos ou comerciais. Box1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. Escrito e dirigido por : Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues, Montagem: Fernanda Krumel e Finalização: Bebop Studio".

Opinião do Educa Tube:

Sempre que falo em educador, reporto-me em seu sentido amplo, pois o primeiro educador deve ser a família e o segundo a escola, o terceiro a vida. Quando essa inversão de papéis sociais se inverte, nem sempre os resultados são os satisfatórios.
Hoje, como educadores, sejamos pais ou professores, para que projetos de vida ou de trabalho surtam efeito, requer um conhecimento cada vez maior de mundo, a partir da realidade local e depois universal.
O vídeo acima, por tratar-se de pesquisa sobre comportamento, é um ótimo material para reflexão de pais e professores sobre esta geração, chamada de "Millennials" (geração do milênio, talvez). Uma geração que tem um rico potencial de interação, pouco explorado por pais e professores, que é justamente essa facilidade de comunicação, de trocas, de adaptação ao novo como uma facilidade quase umbilical.
Perceber essas possibilidades e saber intervir de forma adequada em casa, na escola, na sociedade é um dos meios que temos de resolver diversos problemas, justamente que partem da falta de diálogo. Sempre repito insistentemente que educar é dialogar e é um ato universal, sem fronteiras. Não é apenas federal, estadual e municipal, tampouco público ou privado. É "tudo junto e misturado", parafraseando versos do "filósofo" Latino. :-))
A geração "Millennials" ou qualquer outro nome que venham a batizá-la é uma geração que busca autonomia, criar em colaboração, adora projetos em andamento e situações em aberto. E o educador do milênio (pais e professores) precisa dar-se conta desse potencial nato e a partir desse conhecimento estabelecer suas estratégias de diálogo, de criação, de convivência e de educação.
Como educadores do milênio precisamos, como no vídeo demonstra, "descobrir o propósito da vida e fazer vale a pena", sabendo "curtir o caminho mais do que o destino final" e "vivendo o presente sem a ilusão de controlar o futuro".
Afinal, citando mais uma vez Renato Russo: "O futuro já não é mais como era antigamente" (canção Índios).
Mais que um vídeo motivador, um material para pensar o presente e refletir ssobre educação em sentido universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário