quinta-feira, 15 de novembro de 2012

The Walking Dead versus Cracolândia: a vida imita a arte e vice-versa





Tenho acompanhado o seriado The Walking Dead (Os mortos-vivos), atualmente em sua terceira temporada (vide 1º. vídeo acima), em que o mundo é tomado por zumbis, por causa de uma pandemia, enquanto um grupo de sobreviventes, liderados pelo policial Rick Grimes, tenta encontrar um lugar seguro naquele caos, onde os meios de comunicação, as instituições, tudo mais entraram em colapso e não existem mais. Uma série que mostra como as pessoas mudam diante de situações adversas. O bem e o mal em cada um de nós...

Recentemente, assistindo notícia de telejornal sobre a famosa Cracolância (local em que viciados em drogas se reúnem para consumo e tráfico), vendo algumas cenas, lembrou-me automaticamente a série The Walking Dead, pois os usuários, reunidos em bando, consumindo e atacando os transeuntes, pareciam com os zumbis do referido seriado. Impressionante, impactante, assustador, pois se trata de cenas da vida real e não da ficção. Pessoas que parecem e agem como mortos vivos, consumindo drogas pesadas, enquanto os vivos evitam o local. O preço dos imóveis caiu assustadoramente nos arredores da Cracolândia por causa daquele cenário sinistro.

O vídeo 2, acima, sobre a Cracolândia, em São Paulo, Brasil, é de 2009, e a reportagem mencionada, foi veiculada no final do mês de outubro e início do mês de novembro, se não me falha a memória.

The Walking Dead é ficção extremamente realista, sob o ponto de vista dos efeitos visuais, da maquiagem dos zumbis, dos cenários desoladores e tudo mais, mas é invenção.

A Cracolândia, por sua vez, apesar de real, concreta e desoladora, parece ficção, filme trash, feito em garagem, mas serve de alerta e de material a ser trabalhado com os alunos e filhos, pelos professores e educadores, na prevenção, mais do que na remediação. Inúmeros são os casos de jovens e adultos que tinham uma vida, dita normal, e que ao serem "contaminados" pelas drogas tornaram-se literalmente mortos vivos, zumbis, infectando a outros e assim por diante. Há quem já considero o uso das drogas ilícitas como uma pandemia, não tão devastadora como a The Walking Dead, mas perturbadora, se nada for feito para evitar essa tragédia que é perder um filho/aluno para as drogas e o tráfico.

Que estes dois vídeos acima sirvam mais do que metáforas, mas sinais de que a vida não precisa imitar a arte, mas pode se valer dela para sinalizar outros caminhos de sobrevivência em um mundo que precisa recuperar os valores e os limites...
O Educa Tube indica também a seus seguidores e visitantes oS links abaixo, sobre a campanha contra as drogas, promovida por rede de televisão, com diversos materiais audiovisuais.

CRACK NEM PENSAR

INSTITUTO CRACK, NEM PENSAR

Abaixo, vídeo quando do lançamento da referida campanha contra as drogas e que lembra cenas do seriado The Walking Dead:



Um material audiovisual para refletir com pais e filhos, professores e alunos sobre as drogas e o efeito zumbi.
Observação: Após publicação desta postagem, li notícia recente sobre a cracolândia, vide abaixo:

Um ano após operação no Centro de SP, cracolândia resiste e ganha filiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário