sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Farol: emocionante animação que ganhou 27 prêmios



O belíssimo vídeo acima, The Lighthouse (O Farol), trata-se de comovente animação que ganhou 27 prêmios e foi indicação via e-mail da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação.
Mais um vídeo que serve para uma breve reflexão sobre a educação, feita pelo Educa Tube.
Com um traço delicado e uma história aparentemente simples, a animação conta a história de vida de pai e filho e as voltas que o mundo dá...
O nome Farol, mais que uma metáfora, sinaliza algumas observações que o Educa Tube traz nesta postagem... Primeiramente, que a maioria de nós têm nos pais e/ou responsáveis o farol particular, uma luz na escuridão... Os pais são ou deveriam ser os primeiros educadores de uma criança. São eles que ensinam os filhos a andar, falar, ver e pensar sobre o mundo ao redor... Os educadores - sejam pais ou professores - têm seus arquipélagos em seus filhos e alunos...
Apesar disso, os faróis, ou melhor, os pais, precisam se preparar e aprender a cortar os cordões umbilicais da convivência familiar, pois os filhos crescem e seguem em frente. Entretanto, não é preciso romper laços fraternos, se houver carinho, afetividade, comprometimento com a educação das crianças, que requer o ensino, acima de tudo, de duas palavras mágicas e ao mesmo tempo chaves para a compreensão do mundo e bom convivência social: VALORES e LIMITES.
O vídeo em questão mostra que o filho cresce e vai fazendo pequenas viagens, enquanto as embarcações vão aumentando de tamanho, proporcionalmente ao passar do tempo. Assim é a vida aumentando as proporções, dimensões das coisas e dos desafios, quanto mais se busca o horizonte (seja escolar, profissional, social)...
Com o tempo - e isto é a lei da vida! - os pais passam a a ser filhos de seus filhos e estes pais de seus pais... Mas apesar das distâncias, os laços se mantém... Conexões que precisam se manter, além da rede lógica de computadores, mas da rede lógica da afetividade, seja na família, nas escola e/ou na sociedade... Unir arte e cultura na educação e na sociedade sempre são formas de investir na verdadeira rede social.

2 comentários:

  1. Lindo, Roig as tuas postagens me emocionam, o teu blog é muito importante em todos os sentidos. A escrita perfeita, a emoção a flor da pele. Parabéns pela escolha das matérias. Com certeza elas nos acrescentam na vida pessoal e profissional.
    um abraço.
    Alessandra Obelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra, fico sensibilizado pelo teu comentário. Que bom que o Educa Tube consegue disponibilizar este material para reflexão entre educadores. Um abraço, amiga.

      Excluir