quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cartões-postais de Pripyat, Chernobyl (educação, meio ambiente, música e fotografia)




O vídeo acima “Postcards from Pripyat, Chernobyl” (Cartões-postais de Pripyat, Chernobyl), descobri via Pavablog e trata-se de incrível expedição do fotógrafo Danny Cooke, que usou um drone para voar e documentar as ruínas da cidade de Chernobyl, na região de Pripyat, na Ucrânia, "que em 1986 teve o maior desastre nuclear da história, com mais de 56 mortes diretas e mais de 4000 indiretas – consequências das partículas radioativas espalhadas no ar -, [e] estima-se que o prejuízo financeiro da 9antiga] União Soviética com o evento foi de 18 bilhões de rublos.
Segundo dados: "O local é considerado um grande polo de estudo para especialistas que buscam entender a relação entre a natureza e as partículas nucleares". Tanto a usina, como a cidade foram abandonadas, e hoje é uma região fantasma, mas que por incrível que parece o verde tomou conta de ruas e prédios, numa resposta do próprio meio à agressão sofrida.
Um grande paradoxo: apesar de cidade fantasma, o verde (sinônimo de vida) se espalha por toda região, e daqui um tempo, provavelmente engolirá todos os prédios do local, escondendo a participação humana por aquelas bandas largas.
A natureza se regenera, apesar da região ser considerada imprópria para a vida por muito tempo por conta da radioatividade.
Um belíssimo vídeo que nos faz refletir sobre as belezas e tristezas humanas, conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, como dado histórico a ser lembrado sempre, como aula de geografia, pelo uso do drone (artefato normalmente associado a área militar, por suas incursões em áreas de conflito, mas que pode ser utilizado de forma pacífica também) e de arte e cultura também.
O drone é um ótimo artefato tecnológico com diversas possibilidades de uso social e educacional, como as imagens acima bem demonstram, fazendo-nos atingir locais que seriam inóspitos, perigosos, inacessíveis ao olhar humano.
Enfim, um material que serve a diversas propostas artísticas, culturais, tecnológicas, pedagógicas e sociais.
E aproveitando a oportunidade, recomendo logo abaixo, o fabuloso videoclipe I Won't Let You Down (Eu não vou falhar com você), da banda Ok Go, em que tudo indica, foi filmado sem cortes, graças ao uso de um drone para fazer imagens impressionantes do alto, mostrando a sincronia entre integrantes da banda e outros bailarinos, usando guarda-chuvas coloridos que são utilizados para estabelecer uma incrível forma de linguagem e comunicação.



Para finalizar esta postagem, direto do túnel do tempo, um videoclipe de canção de mesmo nome I Won't Let You Down, de Ph. D., mostrando as possibilidades do You Tube como um canal de vídeos, mas tempo como uma pequena máquina do tempo, que nos permite associar diversos conteúdos e recursos de vídeo, que fazem parte de nosso memória sentimental e podem ser aproveitados em formações como professores ou alunos, desde mera dinâmica de grupo ou sensibilização para outras atividades nas diversas áreas do conhecimento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário