quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Expressão corporal, uma linguagem universal a ser refletida além de telas, vidros e espelhos




O vídeo acima, Girl Makes Dolphin Laugh (Menina faz golfinho sorrir, tradução livre deste blog), descobri via redes sociais e trata-se de curiosa e divertida ação de uma jovem humana que desperta com suas acrobacias a atenção de um outro mamífero, só que um golfinho dentro de um aquário gigante.
Mais do que acrobacia, o Educa Tube percebeu este vídeo como um pequeno exemplo de interação entre seres de espécies distintas do reino animal que estabelecem um interessante contato imediato, ainda que mediado pelo vidro do tal aquário, mas que permite refletir sobre o poder da expressão corporal como uma linguagem universal, e que muitos educadores já se apropriaram deste recursos como meio de sensibilização de um público em sala de aula ou em alguma atividade extracurricular.
Saber se expressar, não somente com os códigos escritos e de fala, mas com todo o corpo e alma é um talento natural para alguns, mas que requer exercício diário para outros.
Atualmente, mais do que nunca, o alunado parece um peixe no aquário, diante de telas, sejam de fones celulares, notebooks, televisores etc e saber despertar a atenção destes para o ensino formal é um desafio tão grande como o da menina acrobata. Mas como ela, há que ser autêntico, divertido, criativo, irreverente, para que seus gestos, mais do que sincronia possuam sintonia com o público alvo, sejam eles jovens mamíferos da espécie humana ou jovens mamíferos golfinho...
Conforme apresentação do referido vídeo, a jovem Bonnie Anna atua na FunDipped Productions, que é uma companhia de circo teatro baseada em Orlando, Flórida (EUA), dedicada à educação e ao mesmo tempo entreter todas as idades.
A arte, cultura, e acima de tudo, afetividade, criatividade, empatia são formas de encantamento, de motivação, mas ninguém sensibiliza o outro, nem a si mesmo, se não fizer algo com gosto, com vontade, sinceridade, sejamos professores de educação física, educadores ambientais ou qualquer atividade que exerçamos em sociedade.
A própria inclusão de TIC, mídias e redes sociais no ambiente escolar requer essa troca de saberes para que volume imenso - como um oceano profundo - de informação torne-se um mar navegável de conhecimento a todos. Do contrário, seremos eternos peixes fora d'água.
Eis algumas reflexões, além do vidro que separa a jovem do golfinho, que esta postagem traz aos visitantes do Educa Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário